concurso distinção vinhos

Os melhores vinhos do ano são…

Concurso Vinhos de Portugal entregou 442 medalhas.

Os melhores vinhos do ano já foram escolhidos, revelação que decorreu no dia 6 de maio, em Santarém, na Cerimónia de Entrega de Prémios da 9ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, iniciativa organizada pela ViniPortugal.

Entre os mais de 1.450 vinhos inscritos, o júri elegeu 442 vencedores, entre as quais 36 medalhas são na categoria de Grande Ouro, 107 de Ouro e 291 de Prata.

Cerimónia de Entrega de Prémios da 9ª edição do Concurso Vinhos de Portugal.
Cerimónia de Entrega de Prémios da 9ª edição do Concurso Vinhos de Portugal

Com uma avaliação exigente realizada por 109 especialistas nacionais e internacionais, que provaram os vinhos candidatos em sessões técnicas durante três dias e, posteriormente, pelo Grande Júri em reuniões de dois dias, a região mais premiada desta 9ª edição foi o Douro, que conquistou 14 medalhas, seguindo-se as regiões de Alentejo e Tejo, com 7 e 4 medalhas, respetivamente.

É de destacar ainda os Melhores do Ano, que distinguem os melhores entre os Grande Ouro, sendo eles:

  1. O Melhor do Ano – Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado, 2017, Global Wines
  2. O Melhor do Ano Licoroso – Bacalhôa Moscatel de Setúbal Superior 20 Anos, 2000, Bacalhôa Vinhos de Portugal
  3. O Melhor do Ano Varietal Tinto – Quinta da Fonte Souto Alfrocheiro, 2019, Quinta da Fonte do Souto
  4. O Melhor do Ano Varietal Branco – Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado, 2017 Global Wines
  5. O Melhor do Ano Vinho Tinto (Blend) – Falcoaria Grande Reserva, 2018, Casal Branco
  6. O Melhor do Ano Vinho Branco (Blend) – Falcoaria Colheita Tardia, 2016 Casal Branco
  7. O Melhor do Ano Vinho Branco (Blend) – QUINTA DA REDE VINHA DO PINHEIRO, 2018, Quinta da Rede
  8. O Melhor do Ano Espumante – MARQUÊS DE MARIALVA Cuvée Primitivo Brut Nature, 2014, Adega Coop de Cantanhede

A lista completa de premiados está disponível no site do Concurso Vinhos de Portugal em:  https://concursovinhosdeportugal.pt/.

Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal.
Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal

“O Concurso Vinhos de Portugal ultrapassa, todos os anos, o recorde de inscrições, facto que muito nos orgulha porque comprova a credibilidade da iniciativa e a sua reputação. O nosso intuito é o de premiar os vinhos portugueses através de um concurso imparcial que, ao mesmo tempo, beneficie o consumidor, ao apresentar-lhe factores relevantes de diferenciação para o momento da compra. Qualidade, inovação e diversidade são os elementos cruciais que definem os melhores vinhos e foi com satisfação que vimos nesta 9ª edição a dificuldade do Grande Júri em elegê-los, sendo este um sinal muito claro da excelência dos nossos vinhos e do trabalho desenvolvido pelos produtores nacionais”, refere Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal.

Os vinhos distinguidos com as medalhas Grande Ouro e Ouro no Concurso Vinhos de Portugal terão presença garantida em eventos internacionais de excelência a realizar ainda este ano, prova de como o Concurso Vinhos de Portugal representa uma forma de promoção internacional para os produtores portugueses.

Esta edição contou com um Júri Regular constituído por 86 jurados nacionais e 23 internacionais do sector, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators e outros. Entre os jurados internacionais destacam-se Amelia Singer, do Reino Unido; Araik Manukyan e Kateryna Yushchenko da Ucrânia; Henrik Dahl Jahsen da Noruega; Maurício Roloff e Eduardo Milan do Brasil; Fredrik Akerman da Suécia; Georgina Estrada do México e Julia Coney, Randall Bertão e Scott Zebarth dos Estados Unidos da América.

O Concurso Vinhos de Portugal é um dos eventos de referência do sector, que reconhece a qualidade dos vinhos nacionais e promove experiências e sinergias entre produtores, especialistas nacionais e internacionais durante uma semana. Em paralelo reafirma a posição de excelência da produção nacional nos mercados de exportação.