Terça-feira, Outubro 4Bem vindo(a) #winelover 😀

Graham’s lança Porto Single Harvest Tawny 1997

A Graham’s – reconhecida casa de vinho do Porto, detida pela Symington Family Estates – acaba de lançar o Porto Single Harvest Tawny 1997. Sob a designação “The Apprentice”, este é o mais recente lançamento a integrar a trilogia de Portos Single Harvest Tawny “Cellar Master”, que inclui, também, o “The Artisan” – 1974 e o “The Master” – 1950.

O lançamento lembra o período do início da carreira de Charles Symington, o atual enólogo principal da Graham’s e membro da quarta geração da família Symington.

Em 1997, Charles Symington deu início à sua aprendizagem, junto do pai, Peter. Trabalhando em conjunto ao longo de mais de dez anos (antes da reforma de Peter), Charles aprendeu as complexidades da enologia, antes de assumir a responsabilidade de diretor de produção na empresa familiar. Tendo a colheita de 1997 produzido vinhos excecionais, que pai e filho decidiram engarrafar como Porto Vintage, alguns deles foram também selecionados para longo envelhecimento em cascos de carvalho.

Após 25 anos de acompanhamento da evolução deste vinho, Charles escolheu os cascos restantes para engarrafamento restrito e posterior lançamento. O Single Harvest Tawny – “The Apprentice” 1997 celebra, assim, a perícia e a experiência necessárias para envelhecer os vinhos Graham’s em casco ao longo de décadas – além do conhecimento transmitido de geração em geração.

O vinho apresenta ainda a frescura da juventude, em harmonia com o refinamento que advém do envelhecimento em cascos avinhados.

Este vinho é-me particularmente próximo e marca o início do meu próprio percurso como enólogo”, refere Charles Symington. “Após duas décadas e meia de envelhecimento, este vinho apresenta-se impecavelmente macio e equilibrado. Possui aromas de marmelo com notas de baunilha, caramelo suave e uva-passa. Tem ainda sabores frescos de frutos vermelhos, com acidez cítrica em pano de fundo. É uma expressão perfeita do mais novo dos três Single Harvest Tawnies da Graham’s que constituem o “Cellar Master’s Trilogy”, conclui.

O Single Harvest Tawny 1997 substitui a edição de 1994, cujo último casco foi engarrafado e colocado no mercado. Refira-se, ainda, que o conjunto “The Cellar Master’s Trilogy” da Graham’s venceu o prémio “Best Design for Fortified Brand Award” na edição de 2020 do Wine Design Challenge.