Terça-feira, Outubro 4Bem vindo(a) #winelover 😀

Figura lendária da Cockburn’s inspira novo Porto Tawny Reserva

A Cockburn’s, reconhecida casa de vinho do Porto detida pela Symington Family Estates, acaba de lançar O Provador, um vinho do Porto Reserva Tawny. Inspirando-se num lote secreto criado por John Henry Smithes, o lendário provador da Cockburn’s, conhecido como o “Cowboy do Douro”, O Provador foi criado com base nas suas notas de prova meticulosas, guardadas nos arquivos da Cockburn’s.

O objetivo passou por recriar um vinho do receituário original deste provador – um dos seus muitos lotes lendários a que muito poucos era dada a possibilidade de o provar.

Outrora servido apenas durante os longos e descontraídos almoços de Smithes com amigos e visitas à Quinta dos Canais, atualmente propriedade da família Symington, o Reserva Tawny, repleto de sabor e personalidade (à semelhança do “Cowboy do Douro”), pode agora ser apreciado em refeições descontraídas por qualquer um e em qualquer lugar – seja nas vinhas do Douro ou em casa, com família e amigos.

Figura lendária da Cockburn's inspira novo Porto Tawny Reserva
Figura lendária da Cockburn’s inspira novo Porto Tawny Reserva – @Adriano Ferreira Borges

Vibrante, rico e encorpado, com subtis notas de idade, O Provador foi criado a partir de uma seleção apurada de vinhos de várias colheitas, lotados e depois envelhecidos em balseiros durante quatro anos, antes de serem transferidos para pipas para envelhecer mais dois anos. Este processo de envelhecimento assegura que o Tawny Reserva retém aliciantes sabores frutados, envoltos numa textura sedosa e que preserva a frescura da juventude.

Adriano Ferreira Borges

Paixão pelo Douro e pela sua gente condensada numa garrafa e caixa

Inspirada na irreverência de O Provador e no seu amor pelo Douro e pela sua gente, esta garrafa de 75cl, gravada com o brasão da Cockburn’s, ostenta um rótulo de linhas coloridas desenhadas pelo ilustrador e designer gráfico João Neves. As ilustrações representam o Vale do Douro, a cidade do Porto e ainda alguns provérbios tradicionais da região – em harmonia com a imagem jovial e humorística que definem a Cockburn’s. O vinho é apresentado numa caixa de oferta 100% reciclável, também com ilustrações do artista.

Estamos entusiasmados por lançar este Porto Tawny Reserva, tão carregado de história e cujo desenho foi concebido para desafiar as normas da categoria. Conhecido pela sua atitude muito própria e rebelde, estamos certos de que O Provador – ele próprio – teria ficado orgulhoso. Para marcar o lançamento do vinho, contamos novamente com o talento do ilustrador João Neves, que criou um mural colorido no armazém da Cockburn’s, em Vila Nova de Gaia, baseado nos seus desenhos para o rótulo e caixa de oferta“, refere Rob Symington, diretor da Symington Family Estates e membro da quinta geração da família.

O vinho estará disponível para venda em Portugal a partir de maio, tendo um PVP de 15,99 euros.

LEIA TAMBÉM:  Essência do Vinho Lisboa acontece de 22 a 24 de outubro

Mais informações sobre O Provador disponíveis em www.pt.cockburns.com/wine/o-provador.