distinção personalidades prémio

Jorge Nunes torna-se o primeiro português a vencer o Vintners’ Cup

Atualmente, é responsável pela promoção e venda de vinhos DOC e do Porto da família Symington nas regiões da Ásia e Ásia-Pacifico.

Jorge André Pais Vaz Nunes acaba de se tornar o primeiro português a vencer o prestigiado Vintners’ Cup 2021. O galardão, atribuído pela WSET – Wine and Spirit Education Trust, a maior escola de vinho do mundo, reconhece, anualmente, o estudante com a nota mais elevada em todo o mundo, no conjunto das seis unidades que constituem o WSET Diploma in Wine and Spirits – uma das habilitações mais respeitadas sobre vinho a nível global.

O prémio foi entregue numa cerimónia que teve lugar na tarde de segunda-feira, dia 11 de abril, na Guildhall em Londres, apresentada por Paul Symington, presidente honorário do WSET. Refira-se que a escola conta, atualmente, com mais de 100 mil estudantes em 70 países, sendo a China, os EUA, a Europa e o Reino Unido algumas das regiões mais representadas.

Jorge Nunes torna-se o primeiro português a vencer o Vintners’ Cup
Jorge Nunes torna-se o primeiro português a vencer o Vintners’ Cup

Estou muito surpreendido, mas muito orgulhoso por ter recebido o The Vintners’ Cup de 2021 e por ser o primeiro português contemplado com este prémio, desde que foi criado, em 1946”, revela Jorge Nunes. “O galardão tem particular importância para o meu país, para a minha região e para a minha família. Os nossos vinhos estão a crescer em reputação em todo o mundo e sinto-me satisfeito por ter, desta forma, dado o meu contributo”, conclui.

Jorge nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1982, e estudou enologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), tendo iniciado o seu percurso na Symington Family Estates, em 2007, como enólogo, desempenhando, também, funções na área de enoturismo. Passado pouco tempo, passou a integrar a equipa comercial e em 2012 mudou-se para Hong Kong, assumindo a responsabilidade da promoção e venda do conjunto de marcas de vinhos DOC e do Porto da empresa familiar nas regiões da Ásia e Ásia-Pacifico – nas quais tem alcançado assinalável crescimento.