Alentejo Lançamentos vinhos

Symington apresenta primeiro vinho monocasta Quinta da Fonte Souto

Alfrocheiro marca também a apresentação da Série Varietais – constituída por vinhos monocastas que surgirão nos próximos anos.

A Symington Family Estates acaba de lançar o primeiro vinho monovarietal da Quinta da Fonte Souto, nomeadamente um tinto da casta Alfrocheiro. O vinho marca também a apresentação da Série Varietais da propriedade, que a família Symington produzirá em paralelo com a restante gama da propriedade.

Este primeiro lançamento surge do excelente desempenho que a casta Alfrocheiro apresentou, no ano de 2019, possibilitando a produção de um vinho com identidade muito própria e com bom potencial de envelhecimento.

Symington apresenta primeiro vinho monocasta Quinta da Fonte Souto
Symington apresenta primeiro vinho monocasta Quinta da Fonte Souto

Produzido com uvas vindimadas de duas das parcelas de maior altitude, acima de 500 metros, o Quinta da Fonte Souto Alfrocheiro incorpora todas as virtudes do terroir único da propriedade, apresentado frescura e equilíbrio, e a complexidade e estrutura das vinhas maduras de baixa produção. De cor profunda, com laivos de carmesim na borda, o vinho apresenta, ainda, aromas frescos e minerais que denotam a altitude e os solos de xisto e granito da Fonte Souto.

A produção do vinho foi de cinco mil garrafas, destinadas às garrafeiras e lojas especializadas, sendo também o canal da restauração um objetivo da Symington. O vinho poderá, ainda, ser encontrado nas lojas dos Centros de Visita da família (Caves Graham’s, Cockburn’s e Quinta do Bomfim), incluindo a Quinta da Fonte Souto, local onde, muito em breve, poderá também ser provado. O PVP do Alfrocheiro Quinta da Fonte Souto é de 20 euros.

Alfrocheiro: o primeiro da Série Varietais

Quinta da Fonte Souto Alfrocheiro
Quinta da Fonte Souto Alfrocheiro

Fruto de um ano que permitiu a maturação plena e equilibrada da casta Alfrocheiro, este é o primeiro vinho da Série Varietais da Quinta da Fonte Souto, cujo conceito se baseia no lançamento pontual de vinhos de determinadas castas existentes na propriedade – de acordo com o desemprenho das mesmas em cada colheita. Não serão necessariamente vinhos produzidos de forma sistemática, todos os anos.

O Alfrocheiro apresenta o conceito visual que a Symington irá adotar para esta série de monocastas. Alinhada com as características da marca Quinta da Fonte Souto, a identidade gráfica agora apresentada reflete uma personalidade própria, com uma escolha cromática no desenho do rótulo que exprime o perfil aromático do vinho.

Será este o mote que irá definir os futuros lançamentos da coleção. O rótulo apresenta, ainda, um separador diagonal entre as duas cores de fundo, com o intuito de representar a inclinação da encosta da Serra de São Mamede, evocando assim uma das mais importantes premissas do terroir da Quinta da Fonte Souto: a cota elevada em que a propriedade está situada.