Bairrada Lançamentos vinhos

Quinta dos Abibes homenageia o terroir da Bairrada com duas novas colheitas

Os blends Tinto Reserva 2017 e o Espumante Reserva Arinto & Baga 2018 são os novos vinhos Quinta dos Abibes.

A Quinta dos Abibes apresenta duas novas colheitas para acompanhar a chegada da Primavera: o Tinto Reserva 2017 e o Espumante Reserva Arinto & Baga Extra-bruto 2018.

As colheitas lançadas incluem um tinto e um espumante.

O Tinto Reserva 2017, um blend 50% Touriga Nacional e 50% Cabernet Sauvignon, estagiou em barricas de carvalho francês (50% novas e 50% de 2º ano) durante doze meses, seguido de mais seis meses de estágio em garrafa. Com desengace total e maceração pelicular suave e prolongada, é um vinho cristalino, com tons granada com ligeiras nuances violáceas, e apresenta um aroma complexo e equilibrado, com notas de fruta vermelha (mirtilos e framboesas) harmonizada com alguma especiaria. O sabor é frutado, com taninos equilibrados e elegantes, com madeira bem integrada proveniente da fermentação em barrica, tornando-o perfeito para acompanhar uma extensa seleção de pratos, incluindo assados no forno a lenha e queijos de pasta.

Já o Espumante Reserva Arinto & Baga, de aspeto límpido, cor citrina com ligeiras nuances salmonadas, conta com 50% Arinto e 50% Baga e estágio de dezoito meses em cave, e outros três após o degorgement. Mostra uma bolha fina e persistente, e coroa constante, é um espumante natural extra-bruto de aroma frutado e fresco, com notas de frutos vermelhos complementadas com laivos de fruta de polpa branca, sugerindo ligeiros aromas a panificação. Complexo e elegante, o vinho apresenta um leve sabor a brioche conjugado com notas balsâmicas, crocante, uma boa mousse e um final longo, sendo uma opção excelente como aperitivo, para momentos de lazer e para acompanhar gastronomia mediterrânica, incluindo o icónico leitão à Bairrada.

A Quinta dos Abibes foi projetada para produzir vinhos tranquilos e espumantes – não só pela região onde nos encontramos, mas também pela minha paixão pelas ‘bolhas’ – únicos, marcados pela genuinidade e terroir. Aproveitamos, desde o início, as características etnográficas da Bairrada sem nos deixarmos ‘prender’ pelo perfil vínico e paradigmas associados a esta região.”, explica Francisco Batel Marques, mentor, proprietário, vitivinicultor e engarrafador da Quinta dos Abibes, que confia a produção vínica a duas castas de alavanca – a Touriga Nacional (casta tinta) e o Arinto (branca) -, por serem exclusivamente nacionais e cobrirem o território português.

Bical e Baga foram também plantadas, esta última uma casta autóctone, utilizada exclusivamente para a produção dos espumantes, tal como as castas estrangeiras modificadoras Cabernet Sauvignon e Sauvignon Blanc, elementos de universalidade, variedade e distinção. O nosso objetivo, e desafio, é produzir vinhos do Mundo de qualidade superior com claras ancestralidades da Bairrada.”, reforça o proprietário.

Quinta dos Abibes homenageia o terroir da Bairrada com duas novas colheita
Quinta dos Abibes homenageia o terroir da Bairrada com duas novas colheita

A Quinta dos Abibes, localizada no coração da Bairrada, na freguesia de Aguim, nasceu em 2003 da paixão do proprietário e vitivinicultor, Francisco Batel Marques, pelo vinho e pelas vinhas. Situada no sopé da encosta a noroeste da Serra do Buçaco, as condições climáticas e o terroir maioritariamente argilo-calcário permitem criar vinhos elegantes e equilibrados, onde todas as etapas da vida da vinha, da uva e do vinho refletem a atenção ao detalhe e o carinho pelo produto final, com produção apenas em anos de excecional qualidade.

Para além destas referências, a Quinta dos Abibes produz também Sauvignon Blanc (100% Sauvignon Blanc), Espumante Rosé Baga Brut (100% Baga), Espumante Sublime Brut Nature (100% Arinto), e as monocastas de referência Sublime Tinto (100% Touriga Nacional) e Sublime Branco (100% Arinto), todos alvo das principais distinções a nível nacional e internacional desde o início da produção, em 2006.