Eventos provas de vinhos

simplesmente… Pop-Ups ’22 em forma de warm up

O simplesmente… Vinho 2022 arranca já em março com os simplesmente… Pop-Ups ‘22. Um jantar de lançamento e apresentação com o chef Nuno Castro no Fava Tonka e cinco provas temáticas: sem sulfuroso, em Curtimenta, Pet-Nat, em Flor, na Talha, para ficar a conhecer melhor estes 5 estilos de vinho desafiantes. Tudo entre 30 de março e 2 de abril.

A 10ª edição do simplesmente… Vinho 2022, vai realizar-se, tal como o ano passado, no primeiro fim-de-semana de julho, ao ar livre e a mirar o rio Douro. Mas, nascem este ano, em jeito de warm up e a par da 18ª edição da Essência do Vinho – Porto, os simplesmente… Pop-Ups ‘22.

Os Pop-Ups ’22 são cinco provas para dar a conhecer cinco estilos de vinho  desafiantes, em locais da cidade muito focados no vinho. E, um jantar com o chef Nuno Castro, no seu restaurante Fava Tonka.

Fava Tonka
Fava Tonka

E é no Fava Tonka que a viagem começa, com o jantar pop-up de apresentação, quarta-feira 30 de Março.
O chef Nuno Castro concebeu um menu leve e fresco, de matriz vegetariana e orgânica, cheio de novidades e contrastes. Os vinhos selecionados para o acompanhar, apresentados pelos vignerons, nas cinco variações dos pop-ups, convocam memórias antigas e convidam a novas harmonizações.

Fava Tonka - chef Nuno Castro
Fava Tonka – chef Nuno Castro

Quinta-feira 31 de março, no World of Wine vão estar os tão “incompreendidos” vinhos sem sulfuroso, os vinhos naturais onde nada é adicionado. Oportunidade para tirar a dúvida, a que sabe um vinho natural?

Dia seguinte, 1 de abril, no theLAB segue a laranjada, oops, os vinhos em Curtimenta, que é como quem diz, brancos feitos como tintos ou as uvas fermentadas com peles. Depois, numa corridinha, vamos cheios de gás, do Marquês até aos Caldeireiros, para a Taberna da Folias de Baco provar espumantes método ancestral, sim, os Pet-Nat. Ah, e para quem quiser, há jantar na Taberna.

No sábado 2 de abril, mais uma corrida…, os vinhos em Flor (ou Véu, como chamam nuestros hermanos de Anadalucía, a origem deste estilo) brotam em força no Prova Wine Bar, revelando aromas e sabores tão distintos. Termina-se com os vinhos da antiguidade, n’A Cave do Bon Vivant os romanos, … humm, os vignerons mostram os vinhos na Talha. A fermentação e estágio no barro mostra novas dimensões e traz outras emoções. Tal como a Taberna, a Cave tem disponível um menu para jantar no final da celebração.

simplesmente... Pop-Ups '22
simplesmente… Pop-Ups ’22

No jantar inicial e em cada uma das provas pop-up, será possível fazer uma doação de apoio à iniciativa “We help Ukraine”, através da parceria da Cruz Vermelha Portuguesa nesta plataforma internacional.

Jantar pop-up Fava Tonka (30 de Março, 20h30) 

Restaurante Fava Tonka, R. Santa Catarina 100, Leça da Palmeira | Menu e pairing de vinhos € 60

Reserva obrigatória: 915 343 494 e pagamento antecipado (PT50 0010 0000 55209770001 26)

Provas Pop-Up (vários locais, de 31 Março a 2 de Abril, 17-19h e 19-21h)
€ 10 (pagamento à porta)