Terça-feira, Outubro 4Bem vindo(a) #winelover 😀

Novidades de Março – As bebidas do Super Bowl

Na rubrica do mês passado deixámos no ar o que seria este artigo de março, uma recuperação das bebidas alcoólicas presentes nos intervalos do Super Bowl, a final de futebol americano.

Este é o evento desportivo que alcança maior audiência televisiva nos EUA e é por isso o momento em que muitas marcas aproveitam para lançar os seus produtos/serviços, e a categoria de bebidas alcoólicas não fica atrás.

Novidades de Março - As bebidas do Super Bowl
Novidades de Março – As bebidas do Super Bowl

Dir-se-ia até que para muitas pessoas (sobretudo as que estão ligadas ao marketing) é muito mais importante o que acontece nos intervalos do que propriamente o resultado no relvado…

Por coincidência, anunciaram durante os intevalos do Super Bowl deste ano 3 marcas de bebidas alcoólicas, que é precisamente o número de destaques que todos os meses queremos partilhar na rubrica Novinho em Folha.

Há que realçar, no entanto, que apesar de terem sido 3 as marcas e 6 os produtos a serem divulgados, todos eles pertencem à gigante AB InBev, que tem um acordo de exclusividade para publicitar durante o evento. O montante do acordo é desconhecido, mas sabendo-se que cada slot de 30 segundos foi vendido este ano, a valores de tabela, por 6/7 M$, um acordo de exclusividade para bebidas alcoólicas só poderia mesmo estar ao alcance de um gigante da indústria.

#1 – Budweiser (e a irmã mais nova Bud Light)

Santíssima Trindade: Mascote (Clydesdale), Sabor e Metaverso…

A presença da mascote da marca Budweiser (Clydesdale) é já um clássico nos intervalos do Super Bowl, e este ano o cavalo voltou a marcar presença, com um anúncio muito emocional, como é habitual.

Fonte: Budweiser features a Clydesdale in its 2022 Super Bowl commercial – YouTube

Menos tradicional foi a incursão recente da cervejeira pelas Hard Seltzers.

Numa categoria em crescimento, mas com cada vez maior dificuldade de diferenciação entre os inúmeros lançamentos que têm surgido no último par de anos, a AB InBev apostou forte no posicionamento de “Sabor”, por contraste ao que a maioria tem feito, que se tem resumido ao eixo “Better for you” e “Low Calories”.

Fonte: Bud Light Seltzer Hard Soda – Land of Loud Flavors (:60s) – YouTube

Ainda será cedo para afirmar se a jogada terá feito a marca ganhar muitos pontos ou não, mas com um nome como “Bud Light Seltzer Hard Soda Classic Cola”, um título já ganhou: nome mais comprido e mais explicativo de produto do que qualquer outra marca de bebidas que tenha anunciado no Super Bowl. 😊

Ainda mais arrojado que o anúncio à categoria Seltzer Hard Soda, foi o vídeo alusivo ao novo produto “Bud Light Next”.

Fonte: Bud Light NEXT | Zero In The Way Of Possibility (:45) – YouTube

Foi um descarado piscar de olho ao que aí vem, como que a dizer: “Welcome Metaverse!

Saber mais: Budweiser (https://us.budweiser.com/) e Bud Light (https://www.budlight.com/):

#2 – Michelob

Orgânica Chuva de Estrelas.

Num vídeo a fazer lembrar o filme de culto “The Big Lebowski” a marca de gama premium da AB InBev, Michelob Ultra, rodeou-se de estrelas para passar a imagem da sua qualidade Superior.

Fonte: Michelob ULTRA | Welcome to Superior Bowl – YouTube

Se dúvidas persistirem sobre o impacto que a categoria “Hard Seltzer” está a ter do outro lado do atlântico, a aposta de uma marca premium de cervejas nesta tipologia de produto talvez ajude a desvanecê-las.

LEIA TAMBÉM:  Real Companhia Velha assinala 10 anos de Carvalhas com prova vertical de Vinhas Velhas tinto
Fonte: Superior Bowl | Caddy – YouTube

E como se não bastasse ser de qualidade premium (Ultra), esta Hard Seltzer ainda é Orgânica, tem 0 açúcares e 0 hidratos de carbono. É um touchdown em todos os “hot topics” do sector neste momento. Um verdadeiro “Hail Mary” de marketing!

Saber Mais: Michelob Ultra (https://www.michelobultra.com/)

#3 – Cutwater Spirits

Cocktails com atitude!

Numa paródia ao icónico anúncio “Crazy Ones” da Apple, a marca de Cocktails RTD Cutwater Spirits lança uma ode aos preguiçosos (“Lazy Ones”).

Fonte: Here’s to the Lazy Ones | Cutwater Spirits – YouTube

Depois das Hard Seltzers, esta categoria dos Cocktails RTD (ou “Bar quality cocktails in a can”, como refere o anúncio a certa altura) parecem começar a ganhar algum protagonismo, como já fizemos menção no artigo anterior, onde um dos destaques foi a Fresca Mixed, o lançamento planeado pela Coca Cola para 2022 nesta mesma categoria.

Saber Mais: Cutwater Spirits (https://www.cutwaterspirits.com/)

E, porque nem só de bebidas vive um marketeer, deixo para o fim aquele que foi, para mim, o grande vencedor do Super Bowl: o vídeo QR Code da Coinbase, ou como a simplicidade pode ser genial…

Fonte: Ad Meter 2022: Coinbase – YouTube

… e eficaz, pois conseguir destacar-se como o fez (levou 20 milhões de visitantes ao seu site durante o minuto em que o anúncio foi transmitido), quando se está rodeado de tanto aparato de efeitos visuais e mega-produções quase hollywoodescas, é obra.

Fez-me lembrar a vitória do Salvador Sobral no Festival Eurovisão da Canção, pois no meio de tanto ruído por vezes é ao ser-se discreto que se mete a concorrência no bolso.   

Inovadoramente vosso,

Ildefonso Martins

Diretor de Inovação e Estratégia da Aveleda

A opinião expressa neste artigo é da responsabilidade apenas do autor e não vincula a entidade à qual ele se encontra contratualmente ligado.