Terça-feira, Outubro 4Bem vindo(a) #winelover 😀

Enoturismo do Dão capacitado com projeto inédito e integrado de 400 mil euros

O projeto “Enoturismo na Região Demarcada dos Vinhos do Dão”, uma iniciativa conjunta inédita para o setor do vinho, promovida pela CIM Viseu Dão Lafões, em articulação com o Turismo de Portugal, a AHRESP, a Viseu Marca e Comissão Vitivinícola Regional do Dão, foi apresentado em plena BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

O projeto está orçado em 400 mil euros e surge como um instrumento crucial para capacitação de operadores e valorização de toda a oferta turística da região Viseu Dão Lafões. 

Enoturismo do Dão capacitado com projeto inédito e integrado de 400 mil euros

Os vinhos do Dão são mais uma alavanca para o desenvolvimento turístico da região. É crucial estruturar este produto e transformá-lo em oferta de excelência. Por isso integrámos as valências de todos os parceiros, com o objetivo de capacitar os nossos agentes”, afirmou Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, em evento realizado em pleno stand desta Comunidade Intermunicipal.  

O projeto “Enoturismo na Região Demarcada dos Vinhos do Dão”, uma candidatura aprovada pelo Turismo de Portugal, veio possibilitar a implementação de uma série de recursos (levantamento e identificação de serviços; modelo de gestão; estrutura de resposta; comunicação, promoção e venda) tendo em vista “gerar valor a partir do recurso vinho”. O programa de ações, explicou Carlos Martins, gestor do projeto, estará concluído até outubro. 

Paralelamente está em curso o programa “Best Wine Selection”, uma iniciativa específica para a capacitação e certificação de operadores ligados ao Enoturismo. Como explicaram Jorge Loureiro e Susana Leitão (da AHRESP), acompanhados por Sónia Vieira (Viniportugal), importa “tratar bem o vinho”. “A qualidade do serviço é fundamental para a melhor experiência”. Este programa pretende, assim, refletir-se na melhoria da oferta para os consumidores, através de um processo de melhoria contínua oferecido às empresas (restaurantes, operadores de enoturismo, etc.).  

LEIA TAMBÉM:  'Vila Marim Country Houses' reforça enoturismo do Grupo 'Terras & Terroir'

Cumprido este programa, os agentes têm acesso à certificação e utilização da marca Best Wine Selection, valorizando serviços, reputação, bem como toda a fileira do vinho da região do Dão e turismo associado.