distinção douro solidariedade

Associação Bagos D’Ouro premiada como melhor “Organização do Ano”

Pela primeira vez, os prémios “Os Melhores do Ano” atribuídos pela revista Vinho Grandes Escolhas distinguiram uma associação de caráter social. O galardão de “Organização do Ano” foi entregue à Bagos D’Ouro, instituição que apoia crianças e jovens do Douro em situação de carência económica.

A cada ano, a revista Vinho Grandes Escolhas premeia o melhor que o setor faz. Entre distinções atribuídas a enólogos, produtores e vinhos, há ainda um prémio dedicado a uma organização cujo trabalho se destaca pela dedicação ao setor e às comunidades que o envolvem.

Na edição de 2022, a Bagos D’Ouro foi a entidade premiada como “Organização do Ano” pela equipa da Grandes Escolhas, que reconheceu assim o contributo da associação para a evolução socioeconómica da região do Douro. Desde 2010, a Bagos D’Ouro apoia a educação de crianças e jovens de famílias em situação de carência económica e exclusão social, atuando nos concelhos de Alijó, Armamar, Murça, Sabrosa, São João da Pesqueira e Tabuaço. Este apoio decorre desde o momento em que as crianças são sinalizadas até à sua integração na vida ativa.

Associação Bagos D’Ouro premiada como melhor “Organização do Ano”
Associação Bagos D’Ouro premiada como melhor “Organização do Ano”

“Estamos muito orgulhosos com o reconhecimento do trabalho da Bagos D’Ouro, num momento tão prestigiante como os «Os Melhores do Ano». O facto de o prémio ser atribuído no seio do setor vinícola tem para nós grande relevância, pois estamos ligados a ele diariamente e em toda a nossa atividade. Por um lado, muitas das famílias que apoiamos trabalham neste setor e, por isso, dependem dele. Por outro lado, desde o seu início que a Bagos D’Ouro tem entre os produtores da região do Douro uma extensa rede de parceiros que são fundamentais ao nosso trabalho diário e crescimento. Sentimos que este prémio é um pouco de todos: de quem apoia a nossa missão e, sobretudo, das famílias que ajudamos”, conta Maria Inês Taveira, Coordenadora Geral da Associação Bagos D’Ouro.

Só neste ano letivo, a Bagos D’Ouro apoia em proximidade mais de 200 crianças e jovens de 103 famílias durienses. O acompanhamento ao estudo, com diversos programas didáticos e de tutoria, é um dos principais focos, a que se junta o apoio aos níveis social e económico, de acordo com as necessidades de cada núcleo familiar.