Alentejo concurso distinção

Talhão 37 eleito melhor vinho do Alentejo em prova na Alemanha

A primeira edição do Família Margaça Talhão 37 Tinto 2019 recebeu o prémio de “Best of Show Alentejano” na 30ª edição do “MUNDUS VINI – Grand International Wine Award”, na Alemanha. A presença do produtor naquela que é considerada uma das maiores competições vínicas da Europa valeu ainda as Medalhas de Ouro e de Prata para outras três referências do seu portefólio.

O primeiro topo de gama da Sociedade Agrícola de Pias – Família Margaça, produtor da região de Pias, acaba de ser distinguido como o melhor vinho alentejano apresentado no “Spring Tasting 2022” do concurso internacional alemão Mundus Vini.

A receção da mais alta distinção da categoria “Best of Show Alentejano”, apenas concedida a vinhos de “qualidade superior absoluta”, é o resultado da votação de um painel composto pelos principais enólogos, distribuidores, sommeliers e profissionais do vinho de todo o mundo.

Família Margaça Talhão 37 Tinto 2019
Família Margaça Talhão 37 Tinto 2019

Por detrás deste prémio está a elevada pontuação atribuída em prova cega ao Família Margaça Talhão 37 Tinto 2019, o mais recente lançamento do produtor, fruto de um projeto de microvinificações que estão a ser realizadas entre as várias castas da propriedade.

Produzido em quantidades limitadas, o vinho evidencia a opulência e robustez características dos vinhos do Alentejo, neste caso com a casta Petit Verdot, a única a compor o seu lote, que revelou um desempenho extraordinário numa parcela integrada no terroir da região de Pias.

Talhão 37 eleito melhor vinho do Alentejo em prova na Alemanha

Para Luís Margaça, atual administrador da Sociedade Agrícola de Pias, “num mercado inundado pela apropriação da marca “Pias”, o mais importante para nós nunca foi competir na prateleira contra vinho produzido em massa, mas antes marcar a diferença pela qualidade e pela origem. O lançamento de um topo de gama na região é, assim, a concretização deste compromisso e este reconhecimento internacional é a validação do caminho exigente que iniciámos ainda em 2020”.

Talhão 37
Talhão 37

Na bagagem, o produtor regressou da Alemanha com mais duas Medalhas de Ouro atribuídas às referências Família Margaça Reserva Tinto 2019 e Encostas do Enxoé Reserva Tinto 2019, histórico vinho da empresa, já que foi primeiro a ser engarrafado pelo produtor quase a completar 50 anos de tradição vinícola no Baixo Alentejo. Ainda na categoria dos tintos, destaca-se a Medalha de Prata entregue à colheita de 2020 do Família Margaça Vinha do Furo Tinto.

Desde a sua fundação, sob a alçada da publicação Meininger Verlag, que o Mundus Vini reconhece e premeia a excelência do que melhor se faz no universo vínico europeu, afirmando-se como uma das competições de referência no setor. Com cerca de 11 mil vinhos submetidos para prova anualmente, o concurso está familiarizado com os vinhos portugueses que, este ano, ocupam o 3º lugar do TOP 5 de países mais premiados.