Quarta-feira, Outubro 5Bem vindo(a) #winelover 😀

Eventos vínicos regressam ao The Yeatman e dão palco aos produtores

A margem sul do Rio Douro volta a ser o ponto de encontro com direito a uma vista privilegiada sobre a cidade. O The Yeatman promove, uma vez mais, uma agenda semanal de Eventos Vínicos, que apresentam os melhores produtores das várias regiões vitivinícolas nacionais, desde os Vinhos Verdes ao Alentejo, passando pelos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

No calendário dos jantares vínicos para março destacam-se, como próximos anfitriões, Howard’s Folly (10 de março) e Bacalhôa (31 de março). Abril inaugura com o 100 Igual a marcar a agenda para a primeira quinta-feira do mês (7 de abril), seguido da Casa Ferreirinha (14 de abril), Churchill’s (21 de abril) e da Casa Ermelinda Freitas (28 de abril). Já os jantares vínicos de maio começam com João Cabral de Almeida (5 de maio), seguindo-se Azores Wine Company (12 de maio) e Adega Mayor (19 de maio).

Eventos vínicos regressam ao The Yeatman e dão palco aos produtores
Eventos vínicos regressam ao The Yeatman e dão palco aos produtores

O menu, de quatro pratos, é desenhado em exclusivo para cada jantar vínico, pelo Chefe Ricardo Costa (Chefe Executivo do The Yeatman), de acordo com alinhamento de vinhos criado entre cada produtor e Elisabete Fernandes, com objetivo de proporcionar uma experiência única, descobrindo os novos lançamentos ou até colheitas antigas, assim como, edições particulares e formatos especiais de garrafas, que ajudam a contar a história singular de cada marca e de cada projeto. Estes jantares ‘únicos’ têm o custo de 90 euros por pessoa, com vinhos incluídos.

O “Meet the Winemaker” prepara também o seu regresso ao hotel um ano depois da sua estreia, embora com datas ainda a definir. Este formato convida a provar uma seleção de vinhos do produtor convidado, acompanhada de uma seleção de queijos e enchidos, num ambiente de “Masterclass” com vista para o Douro.

Ao leme desta viagem está Elisabete Fernandes, Diretora de Vinhos do hotel, que foi recentemente galardoada nos prestigiados Prémios 2021 ‘Women in Wine & Spirits’, cuja missão passa por reconhecer, conectar e homenagear as profissionais femininas que contribuíram para impulsionar a indústria de vinhos e bebidas espirituosas de hoje.

Para Elisabete Fernandes, O The Yeatman, desde a sua inauguração, afirma-se enquanto embaixada de vinhos portugueses da melhor qualidade, promovendo a história e património vitivinícola português, as suas regiões, perfis e marcas, que colocam o mapa vitivinícola nacional como referência global. Estes eventos que promovemos são reflexo dessa mesma ambição, com o propósito de darmos a conhecer projetos portugueses, na primeira pessoa, que impulsionam todo o setor pela qualidade intrínseca dos produtos apresentados e da história da génese da sua marca e dos seus processos, bem como às pessoas que por eles dão a cara”.

Sobre a sua distinção, a Diretora de Vinhos do The Yeatman afirma o seu orgulho, referindo que “É, de facto, uma honra receber esta distinção e uma forte motivação para dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito em conjunto com o Hotel, em nome da excelência dos vinhos portugueses e do que de melhor os nossos produtores nos oferecem. Este é um prémio que na sua base homenageia todas as profissionais desta indústria, do seu trabalho árduo, credível e resiliente, numa indústria particularmente marcada pela presença masculina.

Recorde-se que o The Yeatman foi, também, distinguido recentemente com a Melhor Lista de Vinhos de Hotel da Europa e do Mundo 2021 (vencedor regional e global) dos prémios ‘World’s Best Wine Lists’ pela The World of Fine Wine; contando, atualmente, com uma garrafeira composta por mais de 30.000 garrafas, 1.300 referências distintas e mais de 100 vinhos a copo disponíveis em todo o hotel.

LEIA TAMBÉM:  Real Companhia Velha assinala 10 anos de Carvalhas com prova vertical de Vinhas Velhas tinto


As reservas para os eventos vínicos do The Yeatman (os jantares vínicos e os Meet The Winemaker) podem ser feitas diretamente através do site dedicado a eventos – https://eventos.theyeatman.com/ ou através do e-mail winecellar@theyeatman.com.