dicas vinha viticultura

Dicas Essenciais para Criar a Sua Vinha

É possível cultivar a sua vinha em qualquer altura e em qualquer zona do País.

Cultivar uvas pode ser um passatempo bastante gratificante, proporcionando inclusive uma paisagem romântica à sua casa. Além de boa fruta e da vertente vinícola, as vinhas colocadas ao longo do seu terreno conferem uma beleza rústica à propriedade.

Embora sejam necessárias algumas condições particulares, nomeadamente relacionadas com o clima, com um pouco de terra e algum esforço é possível cultivar a sua vinha em qualquer altura e em qualquer zona do País.

Tipo de uva

Iniciar a sua veia vinícola pode parecer um pouco complicado, começando pelas diferentes uvas de qualidade no mercado. No entanto, dependendo do objetivo da vinha, essa opção fica mais simples.

Dependendo do resultado que pretende obter, seja vinho, geleia ou apenas boas uvas, torna-se mais fácil decidir que tipo de uvas escolher e como as cultivar.

Altura do ano

Normalmente as videiras devem ser plantadas de dezembro à primavera, mas opte por fazê-lo no início do inverno para aproveitar as chuvas ao longo da temporada. Caso não tenha essa possibilidade pode investir num sistema de irrigação e plantar as suas videiras em qualquer altura do ano.

Também é importante identificar o tipo de uvas que vai plantar, pois elas variam em duração de crescimento e podem ser mais adequadas para uma determinada estação.

Local perfeito

As videiras adoram o sol quente e precisam de uma boa drenagem para se desenvolverem bem. Portanto, é essencial plantar a sua vinha num terreno levemente inclinado, de preferência com um bom fluxo de água.

Além disso, é importante posicionar a sua vinha de forma a maximizar a exposição solar. Considere os obstáculos que podem bloquear a luz do sol, como árvores altas ou até a própria habitação.

Qualidade do solo

Outro aspeto importante é a qualidade da terra. Teste o solo antes de começar a plantar pois pode ser necessário corrigir o Ph, que idealmente deve estar entre 6,0 e 6,5.

A fase de preparação do terreno é extremamente importante para o sucesso de uma boa vinha. Além da correção de acidez, pode ser necessário restaurar os níveis de fertilidade com matéria orgânica, ou utilizar fertilizantes adequados às necessidades nutricionais da cultura da uva.

Pragas e Doenças

Também é necessário estar atento a quaisquer dificuldades externas que possam danificar a vinha. As aves, em particular, podem causar danos significativos às suas colheitas. Use cercas e redes ou outras ferramentas que achar úteis, para proteger as suas videiras o máximo possível.

Por outro lado, as videiras são bastante suscetíveis ao mofo e outras doenças fúngicas. Decida com antecedência se deseja manter a sua vinha orgânica ou se o processamento comercial é uma possibilidade.

Neste último caso, pesquise as doenças mais comuns deste tipo de fruta na sua região e escolha soluções resistentes a esses problemas específicos.

Tempo e dinheiro

Outro ponto essencial é perceber que este tipo de cultivo demanda algum tempo e investimento. Comece por plantar apenas uma pequena videira e aumente o seu tamanho com base na sua disponibilidade.

Se está a começar do zero, faça também um orçamento no que vai necessitar. Considere todas as ferramentas necessárias para a plantação, bem como o sistema de irrigação se preferir.

Vida do campo

Muitos viticultores vivem ao lado das suas terras. Além de um acompanhamento mais presente, desfrutam uma vida mais próxima da natureza.

Com uma grande variedade de terrenos e belas herdades de vinhas por onde escolher semelhantes a este excelente exemplo em Melgaço, basta uma rápida pesquisa online para estar a caminho de redefinir as prioridades da sua vida daqui em diante.

Beber um vinho natural do seu solo é uma sensação de prazer único. Além da satisfação de desfrutar o que criou, ganha um entretenimento saudável e entusiasmante.

Embora seja necessário organizar algumas condições para o sucesso desta plantação, com um pouco de dedicação e força de vontade pode criar a vinha dos seus sonhos.