inovação Novinho em Folha opinião

Novinho em Folha – As 3 bebidas de Fevereiro

O Ildefonso Martins está (ainda) mais atento às novidades no setor das bebidas. Mensalmente irá dar-nos a conhecer os lançamentos inovadores do mercado. Começa agora...

Este mês damos destaque a 3 produtos que tocam em alguns pontos que têm sido abordados nesta rúbrica: um Celebrity Spirit (de um actor de topo de Hollywood), um Vinho Temático (fruto de uma parceria inesperada) e uma aposta de um grande produtor mundial de bebidas na categoria Hard (desta feita não é Seltzer, é Cocktail).

#1 – Flecha Azul

Mark Whalberg lança-se na Tequila.

Na sequência de outros projetos de sucesso que temos aqui falado, como o de George Clooney com o seu Casamigos ou de The Rock com Teremana, chegou a vez de Mark Whalberg também se aventurar pela famosa bebida espirituosa mexicana, com a marca Flecha Azul.

No caso deste consagrado actor de Boston (nomeado para os Óscares pelo filme “The Departed”) não se trata de um produto criado por si, mas sim uma participação no capital da empresa que já produzia esta espirituosa à base de agave.

Esta notícia vem mostrar que a ligação entre as celebridades e o mundo das bebidas espirituosas (e também do vinho) estará para perdurar, pelo menos nos EUA. 

Saber mais: Mark Wahlberg launches his own Tequila brand (thedrinksbusiness.com)

Fontes: https://www.hollywoodreporter.com/lifestyle/lifestyle-news/mark-wahlberg-invests-tequila-brand-flecha-azul-1235075754/; https://flechaazultequila.com/

#2 – Barefoot X Oreo Thins

Vinho e Chocolate fazem pairing.

Duas marcas gigantes, cada uma na sua categoria (Barefoot no vinho e Oreo nas bolachas de chocolate), juntaram-se para fazer um produto fora da caixa (ou neste caso, fora da saqueta! 😊), o Barefoot X Oreo Thins.

Apesar de não se tratar de uma infusão de vinho com chocolate, algo já experimentado por outras marcas (nomeadamente a Rubis), o produtor americano E&J Gallo (dono da marca Barefoot) garante que o vinho apresenta o seguinte perfil:

“aromas of chocolate and tasting notes that include more chocolate, cookies and crème, and oak, along with the natural flavors of blackberry and dark cherries.”

Este bombom vino-gastronómico tratou-se de uma edição limitada para a época natalícia de 2021. O projeto foi tão bem sucedido que o produtor rapidamente ficou sem stock. Talvez isso leve a que no Natal de 2022 haja mais garrafas para distribuir por mais meias à lareira.           

Saber mais: Barefoot and Oreo Thins Collaborate on Wine to Pair with Cookies | Food & Wine (foodandwine.com)

Fontes:  https://www.delish.com/food-news/a38461060/barefoot-oreo-wine/

#3 – Fresca Mixed

Coca Cola aumenta a aposta nas bebidas alcoólicas

Depois de uma primeira aventura em 2018 no Japão com a bebida Lemon-Dou (uma bebida alcoólica efervescente com sabor a limão – bastante comum nesse mercado) e de um lançamento mais global com a Topo Chico (uma marca de água com gás, que virou Hard Seltzer), eis que a Coca Cola se junta à Constellation Brands (responsável por marcas como Modelo e Corona nos EUA) para lançar um RTD de Cocktails, a Fresca Mixed.

A marca Fresca tem sido um sucesso recente no portfólio do produtor de Atlanta, e talvez aproveitando esse “embalo” a Coca Cola irá agora alargar o seu potencial entrando numa categoria em claro crescimento, conforme apontava recentemente um artigo da IWSR.

O produto só estará disponível no final do ano, por isso até lá só nos resta especular sobre as motivações e eventuais sinais que levem ao sucesso (ou insucesso) desta nova aposta, mas tratando-se de uma jogada de um dos maiores produtores mundiais de refrigerantes (categoria que tem sofrido muito nos últimos anos, e talvez isso já explique em boa parte os motivos por detrás deste lançamento) será importante o mundo do vinho estar atento aos resultados da Fresca Mixed.    

Fonte: https://www.businessinsider.com/coca-cola-fresca-mixed-canned-cocktail-corona-constellation-brands-2022-1; https://www.mashed.com/729065/fresca-is-getting-a-makeover-and-it-packs-a-punch/

Para aguçar o apetite para as novidades de março, deixo apenas como nota que iremos rever o que se passou nos intervalos do Super Bowl. Os maiores destaques este ano foram para os anúncios das Criptomoedas e dos Automóveis Elétricos, mas as bebidas também marcaram presença neste espetáculo, com algumas novidades de que vale a pena falar-se.

Inovadoramente vosso,

Ildefonso Martins

Diretor de Inovação e Estratégia da Aveleda

A opinião expressa neste artigo é da responsabilidade apenas do autor e não vincula a entidade à qual ele se encontra contratualmente ligado.