distinção prémios produtores

A Quinta do Monte d’Oiro é Produtor do Ano

A Quinta do Monte d’Oiro ganha o prémio Produtor do Ano, atribuído pela Revista de Vinhos, no ano em que Francisco Bento dos Santos faz lançamento icónico, em formato late release - o Quinta do Monte d’Oiro Reserva Tinto 2011.

No ano em que faz um dos seus lançamentos mais emblemáticos – o relançamento do Quinta do Monte d’Oiro Reserva Tinto 2011 – a Quinta do Monte d’Oiro de Francisco Bento dos Santos é considerada o Produtor do Ano pela Revista de Vinhos, na 25º edição dos “Melhores do Ano”.

Este é um galardão de prestígio que tem acompanhado e registado a evolução do vinho e da gastronomia portugueses desde 1989.

A Quinta do Monte d’Oiro é Produtor do Ano
A Quinta do Monte d’Oiro é Produtor do Ano

Nos últimos anos a revista atribuiu este galardão a António Maçanita pelo projeto Fita Preta, à Quinta de Boavista de Marcelo Lima e Anthony Smith, à Quinta da Fata, entre outros. 

Este é um dos prémios mais importantes do sector do vinho e gastronomia que premeia ainda: “Vinho do Ano”, “Enólogo do Ano”, “Chefe de Cozinha do Ano”, “Restaurante do Ano” e “Destino Gastronómico do Ano”, entre outros.

Francisco Bento dos Santos
Francisco Bento dos Santos

É um enorme orgulho e satisfação que recebemos este prémio, que reconhece o trabalho que desenvolvemos no ano passado e nos últimos 30 anos. Este é um importante incentivo para continuarmos a fazer bons vinhos com certificação biológica! E, claro, um prémio inteiramente dedicado à nossa equipa, que todos os dias dá o seu melhor para o sucesso da Quinta!

Francisco Bento dos Santos

Francisco é o “capitão da equipa”, numa analogia ao mundo do rugby, que durante muito tempo fez parte dos seus dias. Formou-se em Engenharia Biológica no Técnico, seguiu uma carreira profissional no sector de engenharia e ambiente, até que o coração falou mais alto: em 2011 nasce o seu primeiro filho, muda de carreira assumindo a paixão pelo vinho e a direção geral do projeto familiar- a Quinta do Monte d’Oiro.

Quinta do Monte d’Oiro
Quinta do Monte d’Oiro

Há muito que os vinhos fazem parte integrante da sua vida desde muito pequeno começou a provar algumas das melhores referências do mundo, sem muitas vezes fazer ideia do que estava à sua frente.

Este é um prémio de reconhecimento, mas também de exigência. Para Francisco Bento do Santos o mais importante será sempre manter o legado fundado pelo pai José Bento dos Santos, produzindo vinhos de qualidade que mantenham a excelência a que a Quinta do Monte d’Oiro nos habituou.

Quinta do Monte d’Oiro
Quinta do Monte d’Oiro

Não é por acaso que gosta de citar a baronesa Philippine de Rothschild, que ironizava ao dizer que Fazer vinho é um negócio muito simples. Só os primeiros 200 anos é que são difíceis“. 

Quinta do Monte d’Oiro produz há 30 anos, procurando sempre fazer vinhos de grande qualidade e personalidade, que são recordados pelas melhores razões e que tão bem refletem o terroir único da quinta em Alenquer.

Um excelente exemplo disso mesmo é este Quinta do Monte d’Oiro Reserva Tinto 2011, um Late Release muito especial e cheio de significado. Além de 2011 ter sido, em Portugal, um ano icónico de vinhos, este é o ano em que Francisco Bento dos Santos assume a direção geral da Quinta do Monte d’Oiro e em que planta a sua primeira vinha.  E também o ano em que nasce o seu primeiro filho.