O produtor de vinhos Quinta da Vineadouro, situado em Numão, em pleno Douro Superior lança uma nova edição do vinho Vineadouro Clarete DOC Douro. É um vinho que quer prestar um tributo à viticultura e enologia antigas, em que as castas – tintas, brancas e rosadas – eram plantadas, vindimadas e vinificadas em conjunto.
Evoca aromas e sabores medievais, que ainda perduram em algumas aldeias do Douro Superior, como a de Numão.

É um vinho muito aromático, com sabor intenso e ideal para petiscar umas belas fatias de bom presunto ou os típicos queijos de meia cura da região. Serve-se frio à temperatura de 12ºC.
A origem do vinho Clarete remonta ao séc. XII, quando os monges de Cister provenientes da Borgonha (França) viajaram até ao Douro.
Estes deram um grande impulso à viticultura da região, com a produção de vinho, em que se misturavam as castas brancas e tintas, e que ficou conhecido como o “Sangue de Cristo”.

No séc. XVI, os Claretes produzidos pelos monges cistercienses eram de elevada qualidade e tinham grande fama na região, sendo servidos na Corte e nas casas nobres. Os monges, não só tiveram um papel importante na viticultura, como também contribuíram para o desenvolvimento da região do Douro, tendo criado uma forte relação de amizade com o povo duriense. O vinho Clarete continuou a ser consumido até ao séc. XX, mas desde então, tem vindo a perder importância.

O vinho Vineadouro Clarete DOC Douro tem um PVP de 17€ e encontra-se à venda na Loja Online do produtor em https://vineadouro.com/loja/.
Entregam em Portugal Continental no prazo máximo de 48 horas.