Quarta-feira, Outubro 5Bem vindo(a) #winelover 😀

Quinta da Vineadouro lança nova edição do Clarete

O produtor de vinhos Quinta da Vineadouro, situado em Numão, em pleno Douro Superior  lança uma nova edição do vinho Vineadouro Clarete DOC Douro. É um vinho que quer prestar um tributo à viticultura e enologia antigas, em que as castas – tintas, brancas e rosadas – eram plantadas, vindimadas e vinificadas em conjunto.

Evoca aromas e sabores medievais, que ainda perduram em algumas aldeias do Douro Superior, como a de Numão.

É um vinho muito aromático, com sabor intenso e ideal para petiscar umas belas fatias de bom presunto ou os típicos queijos de meia cura da região. Serve-se frio à temperatura de 12ºC.  

A origem do vinho Clarete remonta ao séc. XII, quando os monges de Cister provenientes da Borgonha (França) viajaram até ao Douro.

Estes deram um grande impulso à viticultura da região, com a produção de vinho, em que se misturavam as castas brancas e tintas, e que ficou conhecido como o “Sangue de Cristo”.

Quinta da Vineadouro lança nova edição do Clarete
Quinta da Vineadouro lança nova edição do Clarete

No séc. XVI, os Claretes produzidos pelos monges cistercienses eram de elevada qualidade e tinham grande fama na região, sendo servidos na Corte e nas casas nobres. Os monges, não só tiveram um papel importante na viticultura, como também contribuíram para o desenvolvimento da região do Douro, tendo criado uma forte  relação de amizade com o povo duriense. O vinho Clarete continuou a ser consumido até ao séc. XX, mas desde então, tem vindo a perder importância.  

O vinho Vineadouro Clarete DOC Douro tem um PVP de 17€ e encontra-se à venda na Loja Online do produtor em https://vineadouro.com/loja/

Entregam em Portugal Continental no prazo máximo de 48 horas.