Terça-feira, Outubro 4Bem vindo(a) #winelover 😀

Sogevinus apresenta Quinta de São Luiz Vinhas Velhas Grande Reserva 2017

Após o rebranding da gama de Colheitas e Reservas de Kopke para São Luiz, que veio reforçar a proximidade da ligação dos vinhos ao seu terroir, a Sogevinus Fine Wines lança Quinta de São Luiz Vinhas Velhas 2017, a nova colheita de um vinho já existente no portfolio da marca Kopke, mas que conta agoracom a assinatura da nova imagem São Luiz.

De solo xistoso, a Quinta de São Luiz, situada na sub-região do Douro – Cima Corgo, a 100-350 metros de altitude, é caracterizada por muros sublinhados a branco, que sustentam vinhas e homenageiam o conhecimento de várias gerações. É nestas parcelas históricas que estão plantadas as vinhas, algumas centenárias, que dão nome a este Grande Reserva.

O Vinhas Velhas Grande Reserva 2017 apresenta-se como um tinto complexo, elegante e de estrutura aveludada e envolvente. A sua cor rubi vibrante, remete-nos para um imaginário de frutos vermelhos e negros, que se concretiza na proximidade ao nariz.

Sogevinus apresenta Quinta de São Luiz Vinhas Velhas Grande Reserva 2017
Sogevinus apresenta Quinta de São Luiz Vinhas Velhas Grande Reserva 2017

Para Ricardo Macedo, enólogo da Sogevinus, “A colheita de 2017 do Quinta de São Luiz Vinhas Velhas representa o Douro no seu estado mais puro, criado na vinha, resultado de um blend de Vinhas Velhas com duas castas predominantes: Touriga Nacional e Sousão. A produção reduzida das cepas, combinada com um estágio em madeira prolongado são aqui aliados ao empenho de toda a equipa técnica, para reforçar o carácter e a qualidade deste projeto de vinhos da Quinta de São Luiz”.

Todo o processo de elaboração do vinho foi pensado de forma a respeitar e traduzir a autenticidade do seu terroir. A colheita das uvas provenientes, exclusivamente, das vinhas velhas da Quinta de São Luiz, foi efetuada, manualmente. A sua fermentação alcoólica decorreu durante 15 dias a uma temperatura controlada, precedida de maceração pelicular, prolongada durante 30 dias. O estágio foi feito em barricas de carvalho francês durante um período de 16 meses.

LEIA TAMBÉM:  Prats & Symington dá a conhecer o Chryseia 2020

O Vinhas Velhas Grande Reserva Tinto 2017 é mais uma opção perfeita dos vinhos da Quinta de São Luiz, que conduz para uma harmonização com pratos de textura rica, como carnes de cordeiro, cabrito e javali, massas com molhos trufados e queijos curados. Deve ser servido a uma temperatura entre 16 e 18°C.

A Quinta São Luiz inclui, atualmente, uma coleção de vinhos de quinta, materializada no Vinhas Velhas e no Vinha Rumilã, que expressam, de forma única, as características singulares do seu terroir.

Esta edição conta com um lote numerado de 2200 garrafas, engarrafado em duas capacidades: garrafas 1 a 2000 em 750ml, garrafas 2001 a 2200 em 1500ml.

O Quinta de São Luiz Vinhas Velhas está disponível em garrafeiras de especialidade e na loja online https://pt.uvawineshop.com/, com o PVP Recomendado e Não Vinculativo de 48€.