Gastronomia mercearia sugestão

Pastel de bacalhau ou croquete? A Mercearia STŌ sugere salgados tradicionais portugueses

Na mercearia são servidos salgados típicos de pastelarias, como o croquete de novilho e o pastel de bacalhau.

Mercearia STŌ, que abriu na Baixa lisboeta no final do ano passado, dedica-se a divulgar os melhores produtos e produtores portugueses, dividindo o seu espaço entre mercearia e cafetaria, aqui com menus de pequeno-almoço, almoço e lanche.

Mercearia STŌ
Mercearia STŌ

Para começar 2022 da melhor maneira, a STŌ fez mais uma adição ao menu juntando-lhe salgados tipicamente portugueses — é o caso do Pastel de Bacalhau, do Croquete de Novilho e do Croquete de Alheira. 

Pastel de bacalhau ou croquete? A Mercearia STŌ junta salgados tradicionais portugueses ao menu
Pastel de bacalhau ou croquete? A Mercearia STŌ junta salgados tradicionais portugueses ao menu

Há quem seja corajoso para os comer pela manhã, outros preferem-nos como entradinha e ainda há quem goste de os comer como petisco, mas a verdade é que os salgadinhos são um ponto consensual da gastronomia portuguesa.

Eram precisamente os tradicionais salgados que faltavam para abrilhantar e salgar o menu da Mercearia.  

Na mercearia são servidos salgados típicos de pastelarias, como o croquete de novilho e o pastel de bacalhau. Destaque especial para o croquete de alheira de caça, uma receita exclusiva criada por Moisés Franco, chef que já passou por restaurantes como Belcanto, Bairro do Avillez e Zazah e que está agora à frente da cozinha da STŌ.

Este é servido com maionese da casa, enquanto que o croquete de novilho acompanha com mostarda Cisca Massala, a marca de conservas e fermentados de Francisca Dias, vencedora da primeira edição de Hell’s Kitchen.

Além dos croquetes, não podia faltar o salgado de peixe por excelência: o Pastel de Bacalhau, aqui servido com wedges de lima e picante da casa. Todos os salgados (1,80€/unidade) são fritos no momento do pedido e servidos ainda quentes, garantindo a qualidade e o sabor no seu todo. 

A Mercearia STŌ tem uma carta de pequeno almoço entre as 9h e as 12h, com uma seleção cuidada de pastelaria, que vai dos croissants aos scones, havendo também uma variedade de tostas servidas em bolo lêvedo ou sourdough. Entre as 12h e as 20h, o menu muda para poder servir tábuas de queijos, enchidos ou conservas, tostas e sandochas, ou petiscos como a salada de polvo, grãozada com paiola, punheta de bacalhau fumado ou outro prato do dia. Os salgados estão disponíveis ao longo de todo o dia.

Nas prateleiras, os clientes podem encontrar mais de meia centena de produtos nacionais de várias regiões e prontos a levar para casa: é o caso dos vinhos, conservas, queijos, compotas, azeite ou bebidas espirituosas. Os produtos vão mudando regularmente, e há sempre com novidades a entrar.