Terça-feira, Outubro 4Bem vindo(a) #winelover 😀

Sandeman reforça relação com as artes com ilustradora Camila Nogueira

Depois da colaboração com Mário Belém para reforçar a forte ligação da marca ao mundo da arte, Sandeman associou-se a Camila Nogueira para se aproximar à comunidade artística, apresentando a identidade moderna, urbana e cosmopolita da marca.

Sandeman Paradise, da autoria da ilustradora portuguesa, apresenta uma narrativa visual surrealista característica do seu estilo único, mergulhada numa paisagem utópica do seu imaginário, que captura a beleza e a paixão de produzir e apreciar Vinho do Porto.

Sandeman reforça relação com as artes com ilustradora Camila Nogueira
Sandeman reforça relação com as artes com ilustradora Camila Nogueira

A obra é composta por uma edição especial e limitada da gift box de Sandeman Founder’s Reserve e uma peça de arte disponível em The Sandeman Gallery, que se multiplica em várias animações sobre diferentes detalhes e dimensões da marca e que serão reproduzidas nos canais digitais da mesma.

Inspirada pelos 230 anos de história de Sandeman, Camila Nogueira imergiu na história rica da marca e navegou pelo seu passado iconográfico para criar a sua própria representação visual moderna e desenvolver a sua obra.

As ilustrações da artista visual portuguesa refletem, na perfeição, a ligação dos grandes momentos da vida, como o disfrutar de um bom vinho do Porto. Num cenário místico, de floresta encantada, o consumo divertido e descontraído da bebida é retratado em cada personagem, onde há dança, longas conversas e uma diversidade de cor e jogos de luz.

Camila Nogueira é conhecida por ser uma contadora de histórias, onde as suas narrativas ganham vida através da cor, paisagens incríveis, mundos utópicos e criaturas fantásticas, e que permitem interpretar a vida de uma forma mais alegre e sonhadora. A sua identidade visual em tudo vai ao encontro da identidade de Sandeman.

Existem alguns personagens que fazem parte do universo visual de Sandeman há muito tempo, o que me inspiraram a criar um ‘Sandeman Paradise’, com um toque mais moderno, transformando alguns dos personagens existentes e adicionando alguns novos. Procurei retratar a diversidade de aromas e sabores de Sandeman na imagem, contrastando cores mais sombrias com cores mais vivas e claras, invocando, também, uma sensação de fantasia. Quis explorar o lado mais ousado da marca, mantendo a sua elegância, criando, assim, uma imagem que nos convida a explorar e interpretar a arte, como sempre deve ser”, afirma a artista.

Esta não é a primeira colaboração entre a marca e artistas portugueses. Recorde-se que, recentemente, o conceituado artista plástico Mário Belém também criou peças únicas para a marca. A relação de Sandeman com a arte remonta às suas origens, quando vários artistas foram convidados a contribuir para o universo visual de uma marca que sempre valorizou uma abordagem inovadora e sofisticada na sua comunicação.

LEIA TAMBÉM:  Taylor's lança Very Very Old Tawny Port

A estreita relação de Sandeman com a arte já tinha dado origem a parcerias com artistas como o conhecido Jean d’Ylen ou o escocês George Massiot-Brown, autor da mítica figura The Don em 1928, com o icónico chapéu típico de Jerez de la Frontera e a tradicional capa preta usada pelos estudantes universitários portugueses.

A história desta emblemática marca continua bem viva nas Caves Sandeman e na Quinta do Seixo, espaços abertos ao público para visita, e também à distância de um clique em The Sandeman Gallery. Esta galeria online, disponível no website da Sandeman, constitui uma oportunidade de revisitar o extraordinário património artístico da marca, para recordar desenhos, pinturas e outros trabalhos históricos do nosso imaginário, bem como visitar as mais recentes peças resultantes da colaboração com Mário Belém e Camila Nogueira.