Alentejo Lançamentos vinhos

Herdade Vale d’Évora lança As Tourigas da Discórdia tinto 2019

Um blend raro no Alentejo. Um Dueto admirável em terras de Mértola.

Leva no nome Discórdia, mas revela uma complementaridade admirável. O novo tinto da Herdade Vale d´Évora é um blend das castas Touriga Nacional e Touriga Franca, raro no Alentejo.

As terras de Mértola têm surpreendido pela originalidade dos seus vinhos. Com história, as vinhas deste lugar do Baixo Alentejo, esquecidas durante a campanha cerealífera do século passado, recuperam novo fôlego e fazem nascer vinhos com garra e identidade muito própria.

O novo tinto As Tourigas da Discórdia é disso exemplo.

As Tourigas da Discórdia tinto 2019
As Tourigas da Discórdia tinto 2019

Estamos numa região de vinhos gulosos, estruturados, com um carácter enorme e, por consequência, com grande capacidade de envelhecimento. Este novo tinto acentua essas características do lugar”, contextualiza Filipe Sevinate Pinto, enólogo da Herdade Vale d’Évora.

A par, este é também um vinho que exalta uma combinação rara no Alentejo, a apresentação em duo das castas Touriga Nacional e Touriga Franca.

Herdade Vale d’Évora lança As Tourigas da Discórdia tinto 2019
Herdade Vale d’Évora lança As Tourigas da Discórdia tinto 2019

O Tourigas da Discórdia não foi previamente planeado. Acabou por acontecer pela complementaridade admirável que encontramos nas provas finais em adega para fecho dos lotes do ano. A Touriga Nacional, mais elegante, mais aguerrida, mais chegada à frente de boca, ganha profundidade na companhia da Touriga Franca, mais de meio de boca, conseguindo-se, pelo conjunto, uma sensação mais plena”, acrescenta o enólogo.

Herdade Vale d’Évora
Herdade Vale d’Évora

A ótima vindima de 2019 fecha os argumentos que justificam a qualidade do resultado final. “Foi um grande ano de Tourigas”, recorda ainda Filipe Sevinate Pinto, “menos produtivo que o de 2018, mas com um verão ameno e sem picos de muito calor, permitindo uma maturação gradual e vinhos concentrados e elegantes”.

A par do tinto As Tourigas da Discórdia, a Herdade Vale d´Évora lança novas edições dos tintos O Syrah da Discórdia, Discórdia Reserva tinto e Discórdia tinto.

O Syrah da Discórdia
O Syrah da Discórdia

No mercado desde 2012, os vinhos Discórdia são produzidos por duas famílias amigas seduzidas pela caça e pelos vinhos de Mértola, a de Paulo Alho, natural de Sesimbra, e a de Vítor Pereira, com origens em Vila Nova de Famalicão.

Discórdia Reserva tinto

Todos os vinhos Discórdia têm origem na vinha de 10 hectares plantada na Herdade Vale d’ Évora, uma propriedade de 550 hectares integrada no Parque Natural do Vale do Guadiana, Baixo Alentejo. Plantada em 2009, esta vinha tem talhões de quatro castas tintas (Touriga Franca, Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Syrah) e de três brancas (Arinto, Verdelho e Antão Vaz).

O portefólio da Herdade Vale d´Évora inclui dois vinhos entrada de gama, branco e tinto, dois reservas, o monocasta Syrah, o tinto As Tourigas da Discórdia e os topo de gama Grande Discórdia tinto e branco, só produzidos em anos de exceção.   

Vinhos em prova

As Tourigas da Discórdia 2019

Produzido a partir de uvas das castas Touriga Nacional e Touriga Franca, colhidas na Herdade Vale d’Évora. Com estágio por casta individual em barrica de carvalho francês, este é um vinho de cor intensa e brilhante. Apresenta aroma profundo, saboroso e longo e textura fina e elegante. Produzidas 1300 garrafas.

PVP: 15 euros

Syrah da Discórdia 2019

Produzido com uvas da casta Syrah, este é um vinho estruturado, intenso e com frescura, advinda do lado varietal da uva. Com estágio em barricas grandes para preservar a fruta, O Syrah da Discórdia vai na sua terceira edição, esgotando rapidamente após o lançamento. Produzidas 1700 garrafas.

PVP: 15 euros

Discórdia Reserva Tinto 2018

Produzido a partir das castas Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Touriga Franca e Syrah. Vinho muito floral, com intensidade, gordura e uma secura muito característica que lhe acentua o carácter de vinho de Mértola. Na boca é estruturado e fresco, a antever evolução favorável nos próximos anos. Estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês de 300 litros. Produzidas 3500 garrafas.

PVP: 19 euros

Discórdia tinto 2018

Este é um vinho sem estágio em barrica, produzido a partir das castas Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Touriga Franca e Syrah. Vinho de cor granada escura, aroma a frutos vermelhos frescos, bergamota e esteva. Na boca é cheio, estruturado e guloso.  Produzidas 16000 garrafas.

PVP: 8,5 euros