design distinção vinho do porto

Cockburn’s destaca-se nos prémios Harpers Design Awards 2021

Marca da Symington Family Estates arrebatou principal prémio. “Supreme Champion” e “Best New Fortified”. Foi com estas distinções que os “Tails of the Unexpected” da marca foram reconhecidos.

O “Ruby Soho”, o “Tawny Eyes” e o “White Heights”, da reconhecida casa de vinho do Porto Cockburn’s, detida pela Symington Family Estates, continuam a dar que falar.

Depois de terem sido lançados em julho deste ano e de terem suscitado reações muito positivas, os três vinhos do Porto da gama “Tails of the Unexpected” foram agora premiados nos Harpers Design Awards 2021.

Os importantes prémios, cujos vencedores foram anunciados durante o dia de ontem, destacaram a gama em duas categorias: “Best New Fortified” (melhor na categoria vinhos generosos) e “Supreme Champion” (vencedor absoluto de todas as categorias).

“As pessoas compram com os olhos” e um design inteligente não só pode “fornecer dicas sobre o que estará dentro de cada garrafa” como pode ainda “transmitir mensagens claras que ajudam a preencher o espaço entre o produtor e o consumidor”.

A ideia foi transmitida por Andrew Catchpole nos prémios Harpers Design Awards deste ano e foi precisamente este um dos propósitos da Cockburn’s quando desenvolveu o packaging dos “Tails of the Unexpected”, recorrendo ao talento da agência de design: ‘Denomination’.

“Tirar o vinho do Porto da sua zona de conforto”

Lançados com o intuito de celebrar a espontaneidade e a criatividade, estes três “inesperados” fazem parte da estratégia da marca para atrair uma nova geração de consumidores ao vinho do Porto e de revigorar a imagem da categoria.

A sua imagem faz jus a esta conceito e partiu de um briefing cuja premissa era “tirar o vinho do Porto da sua zona de conforto”, posicionando ainda o produto num patamar “onde o cocktail e o espírito artesanal” se tornassem apelativos.

Cockburn’s destaca-se nos prémios Harpers Design Awards 2021
Cockburn’s destaca-se nos prémios Harpers Design Awards 2021

As ilustrações nos rótulos das garrafas e o próprio formato que faz lembrar um shaker de cocktail foram argumentos mais do que suficientes para convencer o painel de juízes do Harpers Design Awards 2021.

Eles sacudiram a categoria” e “a reviravolta é fenomenal”, são algumas das considerações feitas, sublinhando-se ainda a aposta “corajosa” da marca bicentenária num setor que é, por vezes, encarado como um pouco conservador.