distinção Gastronomia Restaurante

Belcanto vê confirmada a segunda estrela Michelin

Belcanto vê confirmada a segunda estrela Michelin na edição Portugal & Espanha 2022, no momento em que assinala 10 anos.

O BELCANTO, em Lisboa, acaba de ver confirmada a segunda estrela MICHELIN pelo Guia MICHELIN, na edição Espanha & Portugal 2022. A notícia foi recebida com satisfação por José Avillez e pela sua equipa.

José Avillez
José Avillez

«A confirmação desta distinção atribuída pelo Guia MICHELIN ao BELCANTO deixa-nos satisfeitos.  Apesar das dificuldades e preocupações que temos vivido por causa da pandemia, a equipa tem-se mantido unida e com muita vontade de continuar a dar o seu melhor. Esta distinção confirma o reconhecimento do trabalho feito no momento em que nos preparamos para comemorar os 10 anos do BELCANTO e incentiva-nos a continuar», afirmou José Avillez.

«Ver o nosso esforço reconhecido pelo Guia MICHELIN é importante para o BELCANTO, para a equipa e também para a gastronomia portuguesa

Belcanto vê confirmada a segunda estrela Michelin
Belcanto vê confirmada a segunda estrela Michelin

O Guia MICHELIN utiliza um conhecido e prestigiado sistema de estrelas para avaliar os melhores restaurantes e hotéis de todo o mundo. Os critérios de avaliação dos restaurantes são cinco: a qualidade dos produtos, a mestria na preparação, a personalidade da cozinha, o valor da experiência e a consistência do que é oferecido.

Uma estrela Michelin significa que o restaurante é considerado muito bom, duas estrelas Michelin confirmam a excelência da cozinha, assinalando que é merecido um desvio na viagem para visitar o restaurante; três estrelas assinalam uma cozinha excecional, que justifica a realização de uma viagem para conhecer o restaurante.

O BELCANTO foi reconhecido em 2012 e 2014 com a primeira e segunda estrela MICHELIN, respetivamente.

Belcanto
Belcanto

No BELCANTO, José Avillez oferece uma cozinha portuguesa revisitada, num ambiente sofisticado e muito confortável, que nos faz viajar do romantismo do antigo Chiado até ao futuro. Num espaço cheio de detalhes, onde a arte e as memórias marcam presença, proporciona-se uma viagem gastronómica e sensorial absolutamente única.

José Avillez e a sua equipa consideram a cozinha uma forma de expressão. No BELCANTO, partilham as suas inspirações, emoções e inquietações através de representações e ilusões culinárias. Cada prato conta uma história e tem como principal objetivo emocionar quem o aceita provar.

O BELCANTO abriu em 1958, no Chiado, no bonito Largo de São Carlos, junto ao Teatro Nacional de São Carlos e à casa onde nasceu Fernando Pessoa. A localização absolutamente privilegiada no centro histórico de Lisboa, o ambiente sóbrio, o serviço discreto e a sua cozinha, rapidamente conquistaram as elites lisboetas que fizeram do BELCANTO um ponto de encontro obrigatório.

O BELCANTO por José Avillez abriu no começo de 2012, totalmente renovado. Nesse mesmo ano foi distinguido com uma estrela MICHELIN e, em 2014, com a segunda. O BELCANTO foi o primeiro restaurante em Lisboa a ser distinguido com duas estrelas MICHELIN e José Avillez o primeiro chef português a receber esta distinção em Portugal.

Sempre em processo evolutivo, em 2019 o BELCANTO mudou-se para um novo espaço, mais amplo, contíguo ao inicial, mantendo a proximidade com o Largo de São Carlos e a localização privilegiada. O restaurante apresenta agora uma maior proximidade entre a cozinha e a sala, o que enriquece a experiência gastronómica e sensorial de quem o visita.

Em 2019, o BELCANTO passou a ocupar a 42ª posição na “The World’s 50 Best Restaurants”, lugar que viu confirmado em 2021.

BELCANTO

Rua Serpa Pinto, 10A

Lisboa, Portugal

Tel.: + 351 213 420 607

belcanto.pt