Alentejo Lançamentos vinhos

Howard’s Folly lança Reserva 2016

Nova colheita do vinho icónico da adega Alentejana estreia-se com medalha de ouro e faz ligação à arte contemporânea com obra do chinês Frog King.

Conhecida pela sua forte ligação à arte contemporânea, a Howard’s Folly acaba de lançar a nova colheita do seu tinto Reserva. O vinho premium, loteado pelo enólogo-chef da adega, David Baverstock, é apresentado desta vez com uma imagem irreverente assinada pelo artista chinês Frog King.

O 2016, a nova colheita deste vinho icónico da adega Alentejana, revela um corpo ligeiramente mais leve do que a colheita anterior (2015), tornando-o num vinho vais delicado e elegante, no entanto com o mesmo perfil de sabores que tem obtido este vinho tanta aclamação ao longo dos anos.

De cor vermelha profunda com deliciosos aromas de frutos silvestres, terra e alcaçuz, este é um vinho que surpreende pela sua complexidade e elegância.

Howard’s Folly Reserva 2016
Howard’s Folly Reserva 2016

As uvas utilizadas para fazer este lote – 65% Syrah e 35% de Alicante Bouschet de vinhas de 25 anos -, são produzidas em Portalegre, no sopé granítico da Serra de São Mamede, cujas temperaturas mais frescas e vinhas velhas conferem complexidade e frescura ao vinho.

Acabado de ser lançado, o vinho já está a receber prémios. Foi avaliado por doze enólogos no início desta semana numa prova cega organizada pela Enoteca no Porto, onde arrecadou a maior pontuação na categoria dos vinhos tintos (92,80), e recebeu a Medalha de Ouro do Fórum de Enólogos.

O seu rótulo também mantem a imagem irreverente dos Reservas da Howard’s Folly: uma obra de arte contemporânea num fundo preto. Um efeito dramático para um vinho fora de série.

Para desenhar o rótulo deste vinho excecional, Howard Bilton foi buscar o artista chinês Kwok Mang Ho, mais conhecido como Frog King. Finalista do prémio de arte Asiático da Sovereign Art Foundation, é um pioneiro conceptual e artista performático que tem quebrado fronteiras em Hong Kong e além desde o final dos anos 1960.

O vinho encontra-se a venda no site da Howard’s Folly e em garrafeiras selecionadas (PVP €35).