douro Lançamentos vinho do porto

A Nicolau de Almeida entra em Órbita e lança Vinhos do Porto

João Nicolau de Almeida e os seus filhos, Mateus, João e Mafalda, dão corpo a esta aventura progressista entre o Douro e Gaia.

Depois do Quinta do Monte Xisto e do Quinta do Monte Xisto Oriente, a Nicolau de Almeida lança o seu terceiro vinho tinto DOC Douro, Monte Xisto Órbita 2019, e é com entusiamo que se estreia com o seu primeiro Porto Vintage e com um Porto Branco Leve Seco que nos faz pensar.

Monte Xisto Órbita é um blend de várias castas e parcelas da Quinta do Monte Xisto (30% de uma parcela de mistura e 70% de Touriga Nacional), com diferentes exposições solares que circundam, que orbitam a área de vinha da Quinta. A procura de um vinho menos extraído, com menos madeira, uma outra versão da Quinta do Monte Xisto mantendo as características dominantes do seu terroir: complexidade, estrutura e elegância.

Porto Vintage de 2019 é feito com uma seleção rigorosa das uvas da Quinta do Monte Xisto, com exposição a Norte e a Sul, e o blend é composto por Touriga Nacional, Touriga Francesa e Sousão. Um vinho que conjuga estrutura com elegância, a eterna procura da família, com um final longo e sedutor.

O vinho do Porto Branco é um blend de 4 colheitas diferentes com o grau alcoólico mais baixo permitido (16,5%), inserindo-se na incomum categoria de Porto Branco Leve Seco. Produzido com uvas da Quinta do Monte Xisto expostas a Norte, resulta num vinho original e requintado aproximando-se de um estilo mais ancestral de vinho do Porto, com menos grau e açúcar.

A Nicolau de Almeida entra em Órbita e lança Vinhos do Porto
A Nicolau de Almeida entra em Órbita e lança Vinhos do Porto

João Nicolau de Almeida e os seus filhos, Mateus, João e Mafalda, dão corpo a esta aventura progressista entre o Douro e Gaia. A Quinta do Monte Xisto, situada na região demarcada do Douro, mais concretamente no Douro Superior, Vila Nova de Foz Côa, tem um total de 55ha, 10ha com vinha em agricultura biológica. Após a vinificação dos vinhos, estes são transportados para o armazém em Vila Nova de Gaia onde são envelhecidos, engarrafados e rotulados, assumindo o terroir complexo do Douro a Gaia.

Os vinhos da Nicolau de Almeida encontram-se disponíveis em garrafeiras e lojas de retalho especializadas.