douro enoturismo Restaurante

Casa dos Ecos by Pedro Lemos – Espírito de Natal é servido no Douro

Espaço apresenta menus especiais para serem degustados em grupo. Experiência pode ser complementada com visita à Quinta do Bomfim.

A quadra natalícia aproxima-se e com a sua chegada surgem também os momentos de convívio e reunião com familiares ou amigos. Inspirando-se na quietude e beleza da paisagem do Douro durante os meses de inverno, o chef Pedro Lemos criou dois menus especiais para o restaurante Casa dos Ecos, projeto que resulta de uma parceria com a família Symington.

Seja para degustar estes menus, pensados especialmente para esta quadra, ao almoço ou ao jantar, é ainda possível complementar a experiência com uma visita e prova de vinhos no Centro de Enoturismo da Quinta do Bomfim.

Quinta do Bomfim
Quinta do Bomfim

À mesa, a broa de milho, o trigo de Favaios, o folar transmontano, as azeitonas e o azeite da Quinta dão as boas-vindas aos comensais, seja qual for a opção escolhida. As particularidades dos menus criados por Pedro Lemos fazem-se notar sobretudo nos pratos principais e na harmonização com os vinhos, sempre do portfólio da família Symington.

Na primeira opção criada pelo chef, depois das entradas – cujas sugestões passam por canja de codorniz ou feijoada de sames –, destacam-se o polvo à lagareiro e a vitela no forno a lenha, acompanhados com Altano Rewilding Tinto.

Casa dos Ecos by Pedro Lemos - Espírito de Natal é servido no Douro
Casa dos Ecos by Pedro Lemos – Espírito de Natal é servido no Douro

Já no segundo menu, as entradas passam por uma tábua de enchidos de porco bísaro e queijo merendeira no forno, acompanhados de Altano Branco Reserva. Como pratos principais, um incontornável do Natal, o bacalhau com todos, e ainda o cabrito assado no forno a lenha.

Ambos os pratos são harmonizados com o vinho Post Scriptum. Nas sobremesas, os menus apresentam rabanadas e leite creme, para serem degustados com vinho do Porto.

À experiência gastronómica na Casa dos Ecos é ainda possível integrar a visita guiada ao Centro de Enoturismo da Quinta do Bomfim, que inclui uma passagem pelo museu, adega e ainda pelo antigo armazém construído em 1896. Desta forma, os visitantes ficam a conhecer a história da propriedade e da família Symington, que está presente no Bomfim há já cinco gerações, assim como dos vinhos ali produzidos.

No final da visita, haverá ainda tempo para um momento de degustação, com uma Prova Clássica (Cockburn’s Special Reserve, Grahan’s LBV e Dow’s 10 anos Tawny).

Disponíveis para grupos de no mínimo dez pessoas, os menus variam entre 40 a 50 euros por pessoa, sem bebidas, e entre os 55 euros e os 75 euros com harmonização de vinhos. Já a experiência completa, que inclui a visita e a prova de vinhos, está disponível entre os 70,30€ e os 90,30€ euros por pessoa.

Chef Pedro Lemos
Chef Pedro Lemos

Para os paladares mais exigentes e exclusivos, há ainda a possibilidade de o chef Pedro Lemos desenhar um menu tendo em conta o gosto e perfil dos comensais. As reservas para estas experiências devem ser feitas através dos seguintes contactos: 254 730 370 ou info@casa-dos-ecos.com (para a marcação de jantar); 254 730 370 ou quintadobomfim@symington.com (para a marcação de experiência no Centro de Visitas).