desenvolvimento douro solidariedade

Menin Douro Estates lança programa de apoio a associações e instituições da região

O novo produtor do Douro quer ir mais longe no apoio ao desenvolvimento da região e lança um Programa de Apoio. A iniciativa dirige-se a instituições que tenham um papel activo na comunidade e na promoção da região. O Programa de Desenvolvimento Local Menin abrange cinco áreas: Educação, Artes e Artesanato, Turismo, Gastronomia, Desporto e Saúde. As candidaturas estão abertas até ao dia 31 de Dezembro.

Estávamos em 2018, quando Rubens Menin e Cristiano Gomes, dois empresários brasileiros, decidiram materializar o seu amor por Portugal, e sobretudo pela região do Douro, na Menin Douro Estates. Agora, já com os primeiros vinhos no mercado, acabam de lançar um novo projeto, complementar aos vinhos e com o intuito de continuar a potenciar a região do Douro. 

Por acreditar que os lugares se fazem de pessoas, é precisamente nelas que a Menin Douro Estates quer apostar.

Menin Douro Estates lança programa de apoio a associações e instituições da região

E em que é que consiste esta iniciativa? Num concurso, aberto a instituições de cinco áreas desta região do país. Depois de analisados os projetos, as ajudas são dadas consoante as necessidades de cada um. Assim, os resultados são imediatos e visíveis.

O programa dirige-se a instituições que tenham um papel ativo na comunidade, com projetos de comprovado valor, em prol do desenvolvimento social, económico e cultural desta região. E abrange cinco áreas: Educação, Artes e Artesanato, Turismo, Gastronomia, Desporto.

Mónica Lopes, co-organizadora do programa
Mónica Lopes, co-organizadora do programa

O nosso objectivo é poder contribuir para melhorar a vida das pessoas nas comunidades. Gerando renda, emprego, e um melhor nível de vida. E a médio prazo, gostaríamos também de ajudar a que os jovens pudessem permanecer nas suas aldeias, nas suas cidades, com mais oportunidades”,

Mónica Lopes, co-organizadora do programa

Uma escola que necessite de obras, material ou até mesmo aquecimento para este Inverno; formações; ajuda para a promoção na área do Turismo; ou uma ambulância para os bombeiros, são apenas alguns exemplos de possíveis acções deste projecto impulsionador.

O objectivo é o de melhorar as instituições que tanto impacto têm nesta região, ajudando assim em termos sociais e económicos. Procuram-se instituições que resgatem técnicas de arte e artesanato já esquecidas no tempo, que passem conhecimento às gerações futuras, que promovam a inclusão nas comunidades, ou que incentivem a gastronomia e o turismo local, e que gerem renda e empregos.

As candidaturas são gratuitas e estão abertas até ao dia 31 de Dezembro de 2021. Para as analisar, será instalada uma comissão composta por membros do Grupo Menin e parceiros independentes.

As instituições designarão um membro interlocutor para responder às eventuais questões que apoiem à tomada de decisão. Os projectos selecionados serão acompanhados por membros da comissão, em visitas periódicas em datas a definir em conjunto, e das quais resultarão relatórios sobre a evolução das atividades.

Menin Douro Estates
Menin Douro Estates

O programa incide em toda a Região do Douro e visa contribuir para o desenvolvimento da comunidade local. Estão elegíveis todos os projectos, existentes ou novos, de instituições públicas ou privadas que comprovem o contributo para o incremento no nível de vida da comunidade e da região dando grande realce à fixação das novas gerações ao território.

Importante referir, que o programa não prevê apoios em forma monetária, mas sim em equipamentos, materiais, obras, entre outros. As candidaturas podem ser feitas online. A avaliação decorrerá entre Janeiro e Março de 2022, com os resultados a serem comunicados no dia 31 de Março de 2022.