Segunda-feira, Novembro 28Bem vindo(a) #winelover 😀

20 anos de Pintas – As novas colheitas da gama de excelência da Wine & Soul

No ano em que celebra 20 anos, a Wine&Soul, projeto do casal de enólogos Sandra Tavares e Jorge Serôdio Borges, acaba de apresentar as novas colheitas da sua gama de excelência: Pintas Douro Tinto 2019, Pintas Character Douro Tinto 2019 e do Pintas Porto Vintage 2019.

Provenientes das vinhas velhas no coração de Vale de Mendiz, atingindo uma altitude de 430 metros, os vinhos Pintas refletem o terroir singular desta região, onde a idade, qualidade e carácter se manifestam em uvas extraordinárias.

Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges
Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges

Estávamos longe de pensar que o sonho de dois jovens enólogos viria a ser concretizado. Estes 20 anos da Wine&Soul representam o rigor, o cuidado e a atenção ao detalhe que sempre tivemos desde o início e que nos levou até ao Pintas, o nosso primeiro vinho e a toda a gama, que são o reflexo do que tínhamos idealizado, desde o terroir, à identidade e consistência. O vinho Pintas, inspirado no nome do nosso fiel companheiro pointer, marcou o início da nossa história, fiel à tradição e riqueza da região duriense e às vinhas velhas com mais de 40 castas misturadas” refere Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges.

Pintas Douro Tinto 2019
Pintas Douro Tinto 2019

O Pintas Douro Tinto 2019 é um vinho complexo, sofisticado e com grande harmonia, produzido com cerca de 40 castas autóctones do Douro em parcela única com 89 anos. No processo de vinificação, as uvas devidamente selecionadas e desengaçadas fermentaram em lagar com pisa a pé durante 10 dias, seguindo-se o estágio e fermentação maloláctica em barricas de carvalho francês durante 20 meses. Com notas de cereja preta, groselha e especiarias com intensa mineralidade, na boca este tinto evidencia ser um vinho concentrado e elegante com taninos perfeitos, fruta bem presente com um final muito longo.

Pintas Character Douro Tinto 2019

Com cerca de 30 castas autóctones, o Pintas Character Douro Tinto 2019 revela-se impressionante no nariz com notas frescas de ameixa, amora e cereja preta conjugando notas subtis de especiarias. O processo de fermentação foi em lagar com pisa a pé durante 10 dias, com um estágio e fermentação maloláctica em barricas de carvalho francês durante 18 meses. É um vinho caracterizado pela sua boa textura e concentração, com taninos excelentes e final longo.

Pintas Porto Vintage 2019
Pintas Porto Vintage 2019

Produzido a partir de vinhas com 89 anos, o Pintas Porto Vintage 2019 resulta de um field blend com cerca de 40 castas autóctones do Douro. De cor púrpura, este vinho do porto apresenta notas frescas e intensas de cereja preta, cassis e chocolate preto. O estágio decorreu em Tonel durante 19 meses após o qual foi engarrafado. Na boca mostra uma excelente concentração de fruta, frescura e taninos intensos.