douro Lançamentos vinhos

Quinta Vale D. Maria lança o seu vinho ícone, o Vinha do Moinho 2012

2021 é o ano que marca o lançamento do Quinta Vale D. Maria Vinha do Moinho 2012, o novo topo de gama da marca, que ilustra o que de melhor se faz no Douro.

A Quinta Vale D. Maria é uma marca de vinhos do Douro e do Porto, reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade e consistência dos vinhos que compõem o seu portfolio.

No mesmo ano em que o Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca foi, novamente, eleito o melhor vinho de Portugal, a Quinta Vale D. Maria apresenta o seu vinho ícone – o Quinta Vale D. Maria Vinha do Moinho 2012.  

São apenas 512 garrafas de um vinho único e muito exclusivo.

Vinha do Moinho 2012
Vinha do Moinho 2012

Tudo começou numa parcela, afastada do coração da Quinta Vale D. Maria, dividida em duas partes: uma virada a Poente, e outra, numa encosta mais pequena, virada a Sul. É nesta última que se encontra a vinha mais antiga, com mais de 80 anos, berço deste vinho.

Com uma altitude entre os 260 e os 305 metros, a Vinha do Moinho, é uma vinha velha tradicional do Douro, plantada em field blend, onde se encontra uma variedade de castas, com predominância de Touriga Nacional e de Touriga Franca.

O seu nome é inspirado num moinho de água que existia na propriedade, à margem do Rio Torto. Os moinhos eram estruturas comuns na região do Douro, remetendo-nos ao passado cerealífero da região.

O reconhecimento do potencial desta vinha única e a certeza de que produziria vinhos de excecional qualidade e potencial de guarda, levou Cristiano van Zeller, então produtor e proprietário da quinta, a separá-la na adega. O vinho estagiou os seguintes 18 meses em barricas novas de carvalho francês de grão extrafino. Em julho de 2014 foi engarrafado, e assim permaneceu durante os anos seguintes.

A equipa de enologia da Aveleda, detentora, desde 2017, da Quinta Vale D. Maria, definiu que o momento ideal, para se poder apreciar toda a dimensão deste vinho raro, tinha chegado. Fruto de muita dedicação, observação e de espera, como sucede com os grandes vinhos. Um ADN que nasce nas impressões digitais de um terroir especial, mas que só o tempo consegue moldar.

Mantendo-se fiel ao perfil da marca, o Quinta Vale D. Maria Vinha do Moinho 2012 é uma pura expressão do melhor que o Douro pode produzir. A elegância, conferida pelo longo estágio em garrafa, alia-se a uma surpreendente vivacidade e concentração, que se traduz numa prova longa e extremamente envolvente. As suaves nuances de evolução introduzem aromas complexos e ricos de notas balsâmicas, fumadas e de especiarias, num fundo de fruta madura.

“Partilhar consigo um vinho marcante como o Quinta Vale D. Maria Vinha do Moinho 2012 é partilhar a expressão do nosso sonho e da nossa paixão, no Douro”.

António Guedes – Co-CEO da Aveleda, 5ª geração da família Guedes, fundadora da Aveleda.

Quinta Vale D. Maria Vinha do Moinho 2012 – 0,75 cl | PVPR: 290€