douro Lançamentos vinhos

Quinta do Pessegueiro lança colheitas para o inverno

Novas colheitas da Quinta do Pessegueiro são óptimas sugestões para este inverno.

A Quinta do Pessegueiro, um projeto incontornável da Região Demarcada do Douro, em Ervedosa do Douro, São João da Pesqueira, tem a opção ideal para acompanhar as suas refeições de inverno: Quinta do Pessegueiro Tinto 2017 e Tinta Amarela 2019.

Engarrafado em agosto de 2019, o Quinta do Pessegueiro Tinto 2017 resulta de uma vindima de um ano (2017) extremamente seco e quente, marcado por uma das colheitas mais precoces de que há memória na Região do Douro.

Quinta do Pessegueiro Tinto 2017
Quinta do Pessegueiro Tinto 2017

As vindimas decorreram a um ritmo muito acelerado, a restrição hídrica e as temperaturas elevadas durante a maturação conduziram a um aumento da concentração de açúcar, levando à necessidade de se vindimar com maior celeridade. Foi um ano de menor produção, as videiras apresentaram cachos mais pequenos, mas com uma excelente concentração.

A vindima foi realizada no mês de setembro. Depois de transportadas até à adega, as uvas estiveram 12 horas em câmaras frigoríficas, sendo conduzidas por gravidade até aos lagares, onde decorreu a fermentação. O vinho estagiou 12 meses em barricas de 225L e pipas de 600L de carvalho francês, austríaco e alemão. Engarrafado em maio de 2019.

Quinta do Pessegueiro Tinto 2017
Quinta do Pessegueiro Tinto 2017

De cor rubi brilhante e aromas de chá, chocolate e especiarias, o Pessegueiro Tinto 2017 é um vinho com muita frescura. Na boca sente-se as notas de floresta e taninos bem secos e termina com grande persistência. Está disponível em garrafa individual ou em caixa madeira com três garrafas, ideal para uma oferta especial.

O Tinta Amarela 2019 é um vinho engarrafado em maio de 2021 e que resulta de um ano vitícola (2019) considerado seco, devido aos valores de temperatura e precipitação anual mais baixos que o normal.

Tinta Amarela 2019
Tinta Amarela 2019

A ocorrência de precipitação pontual, no período de vindima, teve um impacto muito positivo na evolução da maturação. A colheita proporcionou mostos de elevada qualidade e bastante aromáticos, em geral com maior acidez que em anos anteriores.

Tinta Amarela 2019
Tinta Amarela 2019

Após a vindima, realizada no mês de setembro, as uvas foram transportadas até à adega e estiveram 12 horas numa câmara frigorífica, sendo desengaçadas, parcialmente esmagadas e conduzidas, por gravidade, até ao lagar de granito, onde ocorreu a fermentação alcoólica completa, com leveduras indígenas e pisa a pé. Depois, o vinho foi conduzido para pipas, seguindo-se a fermentação malolática, e o envelhecimento durante 12 meses.

Tal como o Quinta do Pessegueiro 2017, também o Tinta Amarela 2019 apresenta uma cor rubi brilhante, mas distingue-se pelos aromas lácteos, algum fumo e ameixa. Na boca é seco, tanino equilibrado, e é um vinho bastante elegante. Este vinho pode ser adquirido em garrafa individual ou numa elegante caixa de três garrafas. 

Quinta do Pessegueiro Tinto 2017

Garrafa individual – PVP: €23,00

Tinta Amarela 2019

Garrafa individual – PVP: €26,00