Gastronomia queijos

Queijos DOP da Região Centro revelam a sua essência com menu do Chef Rui Paula

Uma verdadeira experiência sensorial, reveladora da ancestralidade única dos Queijos DOP da Região Centro.

No âmbito do Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro, Rui Paula, Chef com duas estrelas Michelin e referência incontornável da cozinha nacional com identidade, foi desafiado pela InovCluster a fazer uma nova leitura das características, sabores e saberes do Queijo Serra da Estrela DOP, dos Queijos Beira Baixa DOP e do Queijo Rabaçal DOP.

O resultado foi um cardápio revelador da essência, identidade, versatilidade e genuinidade destes Queijos com Denominação de Origem Protegida, em 5 momentos que sublevaram o melhor dos nossos 5 sentidos.

Queijos DOP da Região Centro revelam a sua essência com menu do Chef Rui Paula
Queijos DOP da Região Centro revelam a sua essência com menu do Chef Rui Paula

O almoço aconteceu no passado dia 28 de outubro, no restaurante DOP em plena baixa portuense. Simbolicamente serviu de mote ao início da chamada “Época do Alavão” – (período do ano em que há produção de leite por excelência e, como tal, uma produção relevante de Queijo).

Este almoço contou com a presença de um vasto leque de meios de comunicação social e bloggers especializados na área gastronómica e de lifestyle e teve como interlocutores ativos os representantes das associações representativas da Fileira do Queijo com DOP da Região Centro, Cooperativa de produtores de Queijo Serra da Estrela (EstrelaCoop), a Associação de Produtores de Queijo do Distrito de Castelo Branco (APQDCB) e a Associação de Produtores do Rabaçal (APRORABAÇAL).

Almoço temático
Almoço temático

Na apresentação deste almoço temático de arranque da época do Alavão, Jorge Brandão, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) ressalvou o apoio da entidade “através do Programa Operacional Regional CENTRO 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento regional (FEDER), o Programa de Valorização da Fileira do Queijo DOP da Região Centro”, sublinhando tratar-se de “um recurso estratégico da região com um grande potencial de criação de valor económico para os agentes que intervêm na fileira, mas também uma grande capacidade de valorização dos territórios rurais de baixa densidade ao nível das paisagens, do uso do solo, da fixação de pessoas e de dinamização das economias locais, direta e indiretamente envolvidas na produção de queijo DOP”.

Na perspetiva da vice-presidente da Inovcluster, Deolinda Campelo, “a InovCluster e a Parceria do Projeto olham para este evento como um bom exemplo das ações que têm vindo a ser dinamizadas para a Promoção dos Queijos com DOP da Região Centro. É uma excelente oportunidade para dar a conhecer as características diferenciadoras, a qualidade inigualável e também a versatilidade que os queijos com DOP da Região Centro têm para oferecer no momento de os levar à mesa”.

Menu Chef Rui Paula
Menu Chef Rui Paula

O menu criado propositadamente para este almoço especial, contou com uma ementa diversificada composta por snacks de bola de alheira com Queijo Serra da Estrela Velho DOP e Queijo Rabaçal DOP com compota de 3 pimentos; nas Entradas o Chef Rui Paula optou por apresentar um Carpaccio de Vitela com Queijo Picante da Beira Baixa DOP ralado.

Menu Chef Rui Paula
Menu Chef Rui Paula

Nos pratos principais, o Peixe escolhido foi o Bacalhau com grão de bico e Queijo de Castelo Branco DOP; já no prato de Carne os comensais foram presenteados com um Lombinho de vitela com Queijo Serra da Estrela DOP.

Menu Chef Rui Paula
Menu Chef Rui Paula

Esta verdadeira experiência sensorial reveladora da ancestralidade única dos Queijos DOP da Região Centro terminou com uma requintada Chamuça de Queijo Amarelo da Beira Baixa DOP, acompanhada de texturas de abóbora e gelado de amêndoa e mel.

Menu Chef Rui Paula
Menu Chef Rui Paula

Nas palavras de Joaquim Dias, da APQDCB, neste almoço temático foi feita “uma leitura inovadora que poderá mesmo potenciar uma nova forma de consumo dos Queijos DOP da Região Centro”. Este almoço temático permitiu dar um alcance “em larga escala dos Queijos DOP da região centro”, facilitando a divulgação de uma mensagem essencial para a fileira: ao comprar produtos DOP, o consumidor tem a garantia de que estamos a valorizar a história e os produtores da nossa região. O público tem de saber que os produtos DOP são especiais, porque pertencem a um território que lhes dá características únicas. Ajudamos a proteger a produção nacional, contribuindo assim para a manutenção do posto de trabalho das nossas gentes, sublinhou Diana Ventura, da APRORABAÇAL.

Por sua vez, Joaquim Lé de Matos, Presidente da Estrelacoop, releva o caráter diferenciador desta ação de degustação e de prova dos Queijos DOP da Região Centro. “Muitos podem dizer que foi uma “operação de charme”. Pessoalmente e, na qualidade de Presidente da Estrelacoop posso afirmar que estas ações são de extrema importância na partilha de experiências sensoriais e de conhecimento. Quando estamos a provar um Queijo DOP, estamos a contar um pouco de história de uma Região, Centro de Portugal, e da Denominação de Origem Protegida”.