enologia Eventos nomeações

Enólogos UTAD Alumni Wine Collection 2022 já estão nomeados

“A Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine Collection 2021” incluiu ainda a inauguração da “UTAD Wine Wall of Fame”, um tributo arquitetónico à geração de enólogos Alumni UTAD.

Martta Reis Simões, Sandra Alves, Sofia Caldeira e Tiago Alves de Sousa são os enólogos formados na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) que, no próximo ano, vão criar os vinhos Alumni UTAD.

A nomeação decorreu no evento “A Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine Collection 2021”, após a inauguração da “UTAD Wine Wall of Fame”.

Enólogos UTAD Alumni Wine Collection 2022 já estão nomeados
Enólogos UTAD Alumni Wine Collection 2022 já estão nomeados

Os vinhos Alumni UTAD já atingiram um patamar de excelência que, a cada ano, é uma prova difícil de superar. Mas acredito que com muita arte, engenho e, sobretudo, sabedoria dos nossos Alumni, faremos melhor”, antecipa o reitor Emídio Gomes.

“A Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine Collection 2021”
“A Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine Collection 2021”

Também presente na “A Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine Collection 2021”, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, destacou o contributo dos enólogos formados na UTAD para a melhoria da qualidade dos vinhos portugueses e para a projeção internacional do País.

“A Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine Collection 2021”
“A Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine Collection 2021”

A enóloga Martta Reis Simões foi escolhida por Maria Serpa Pimentel para apresentar, em 2022, o vinho tinto Alumni UTAD. Atualmente, Martta Reis Simões lidera a direção de enologia da Quinta da Alorna. Duplamente galardoada com o “Prémio Enólogo do Ano Vinhos do Tejo”, Martta Reis Simões foi também reconhecida como “Jovem Enólogo do Ano 2012”.

Por indicação de Sandra Gonçalves, caberá à enóloga Sandra Alves criar o vinho branco para a próxima edição dos Vinhos Alumni UTAD. Com mais de duas décadas de trabalho na Herdade do Esporão, Sandra Alves assumiu a direção de enologia.

A nomeação de Jorge Dias recaiu sobre a enóloga Sofia Caldeira, que ficará responsável por apresentar, no próximo ano, o espumante Alumni UTAD. Nascida no Funchal, Sofia Caldeira chegou ao mundo dos vinhos em 2008, ano em que passou a ser sócia da empresa Duarte Caldeira & Filhos – Seixal Wines.

O Vinho do Porto Alumni UTAD 2022 nascerá das mãos do enólogo Tiago Alves de Sousa, uma missão incumbida pelo enólogo Carlos Agrellos. Enólogo dos vinhos do Douro & Porto da família Alves de Sousa, Tiago Alves de Sousa foi distinguido com o prémio “Enólogo Nacional” em 2017 e com o “Prémio Enologia 2020 – Douro + Sustentável”. Atualmente é também docente no Mestrado Internacional Vintage da UTAD.

A Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine Collection 2021” incluiu ainda a inauguração da “UTAD Wine Wall of Fame”, um tributo arquitetónico à geração de enólogos Alumni UTAD, responsável por 13 criações vínicas. Trata-se de uma peça modular que simboliza o traço evolutivo da marca “Vinhos Alumni UTAD”.