Eventos Lançamentos vinhos

Prova dos novos Vinhos Alumni UTAD acontece no dia 18 de novembro

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), através dos seus antigos alunos, vai apresentar quatro colheitas premium: um vinho branco, um tinto, um Porto e, pela primeira vez, um espumante.

O novo lote dos Vinhos Alumni UTAD vai ser apresentado a 18 de novembro e inclui as criações dos enólogos Carlos Agrellos, Jorge Dias, Maria Serpa Pimentel e Sandra Gonçalves.O evento “A Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine Collection 2021” contará ainda com a presença do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

“A Prova dos Novos” Vinhos Alumni UTAD acontece no dia 18 de novembro
“A Prova dos Novos” Vinhos Alumni UTAD acontece no dia 18 de novembro

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), através dos seus antigos alunos, vai apresentar quatro colheitas premium: um vinho branco, um tinto, um Porto e, pela primeira vez, um espumante. É um momento sempre marcante, porque é o regresso de antigos alunos à sua Universidade e é um momento alto numa Universidade que sempre se afirmou e quer continuar a crescer na excelência da sua formação e investigação no mundo da viticultura e da enologia”, afirma o reitor da UTAD, Emídio Gomes.

É a primeira edição em que será apresentado um espumante, uma criação de Jorge Dias, diretor da Gran Cruz. O Espumante do Douro Clássico 2016 revelará o ecletismo do terroir da mais antiga Região Demarcada do Mundo.

O vinho tinto, criado pela enóloga Maria Serpa Pimentel, nasce da combinação de uvas de Touriga Francesa e Touriga Nacional, oriundas das vinhas da Quintas da Pacheca e de Vale de Abraão.

Inspirada por uma memória do seu percurso académico, a enóloga Sandra Gonçalves, responsável pelos vinhos Dona Maria, produziu um vinho branco com uvas da região de Estremoz, provenientes de vinhas com 17 anos de idade e situadas a 400m de altitude.

O “Special Aged Reserve Tawny”, do enólogo Carlos Agrellos, foi concebido com lotes de vinhos do Porto produzidos e envelhecidos na Quinta do Noval.

A degustação destes néctares será harmonizada com as iguarias de Miguel Castro Silva, Chef da Cantina do Ventozelo.