concurso Espumante

4 espumantes conquistam medalha de Prestígio no Brut Experience

Prémio é apenas atribuído em prova cega, pelo júri, a espumantes que tenham mais de 95 pontos, em 100.

O júri do 4º Concurso Internacional de Espumantes Brut Experience atribuiu, este ano, pela primeira vez desde que a competição foi criada, a distinção mais alta, destinada a espumantes com mais de 95 pontos em 100.

Os grandes vencedores foram os espumantes portugueses Quinta dos Abibes espumante 2011 Sublime Brut Nature, Quinta do Poço do Lobo rosé 2015 Bruto Natural, Terras do Avô espumante 2015 Filipa 50 e o italiano Altinum 2014 Riserva Trento DOC. Foram atribuídas ainda 16 Medalhas de Ouro e 7 de Prata.

Numa competição que segue os regulamentos internacionais do sector, pois são apenas atribuídas medalhas até 30% dos vinhos em competição, foram distinguidos, em prova cega, 27 espumantes.

Brut Experience , concurso a prova cega de vinhos espumantes ©Enric Vives-Rubio
Brut Experience , concurso a prova cega de vinhos espumantes ©Enric Vives-Rubio

No evento deste ano, que decorreu, em Lisboa, no Hotel Holiday Inn Lisbon Continental, um júri composto por docentes universitários, jornalistas e críticos da especialidade, escanções, enólogos e proprietários de lojas de vinho, avaliou a qualidade de 100 espumantes produzidos em Espanha, Grécia, Itália, Moldávia e Portugal.

Organizado pela Enóphilo, marca com histórico na organização de eventos vínicos de nicho, como o Enóphilo Wine Fest, em Lisboa, Porto e Coimbra, Brut Experience é uma experiência feita de vários momentos, um conceito que integra um Evento de Espumante, que não decorre este ano devido à pandemia causada pela Covid-19, com um Concurso Internacional de Espumantes.

Os criadores e responsáveis pela sua organização são José Miguel Dentinho, Engº de formação, jornalista de profissão e provador em vários concursos nacionais e internacionais, e Luis Gradíssimo, Engº de formação, enófilo e empreendedor, formador e organizador de eventos vínicos.

Segundo a organização, “o Brut Experience pretende distinguir e dar a conhecer, aos consumidores, os melhores espumantes nacionais e internacionais, estimular a produção de espumantes de qualidade e contribuir para a expansão da cultura do espumante”.