Lançamentos parceria vinhos

CARMIM e ANJOS lançam vinhos “Venha o Diabo e Escolha”

A Carmim - Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz e a dupla musical Anjos celebram uma parceria que resultou na criação de dois vinhos únicos. O lançamento aconteceu no dia 26 de outubro, em Lisboa. “Venha o Diabo e Escolha” surge em tinto e branco: Reserva Tinto 2019 e Reserva DO Branco 2020. A colaboração nasce da paixão dos irmãos Nelson e Sérgio Rosado pela região do Alentejo e pelos vinhos da Carmim.

Nelson e Sérgio Rosado têm uma “ligação fortíssima” ao Alentejo. Filhos de mãe alentejana, a região do país é a sua segunda casa. Apaixonados por vinho, é também no Alentejo que se encontram as suas castas favoritas.

O namoro entre os irmãos que formam a dupla musical Anjos e a Carmim – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz começou já há alguns anos. 

CARMIM e ANJOS lançam vinhos “Venha o Diabo e Escolha”
CARMIM e ANJOS lançam vinhos “Venha o Diabo e Escolha”

Durante o confinamento, devido à pandemia do novo coronavírus, Nelson e Sérgio deixaram de conseguir ir ao Alentejo todas as semanas, como é habitual.

E, as saudades da região e sobretudo dos seus vinhos, levaram à criação de um sonho já antigo: o de criar o seu próprio vinho. A forte amizade e ligação com a Carmim, traduziram-se em vários telefonemas e trocas de ideias.

Vinhas Reguengos de Monsaraz
Vinhas Reguengos de Monsaraz

Assim, surgiu o desafiante projecto de criarem o seu próprio vinho e passarem de enófilos a enólogos. Isto porque os irmãos participaram em todos os passos da criação dos vinhos que agora apresentam.

Em conjunto com os dois enólogos da Carmim, Tiago Garcia e Rui Veladas, os Anjos escolheram as castas, participaram na vindima, na pisa da uva e até na escolha dos lotes finais, de acordo com o seu gosto pessoal.

Anjos e enólogos da Carmim
Anjos e enólogos da Carmim

Esta parceria assenta em três pilares fundamentais. A PAIXÃO do Nelson e do Sérgio pelos vinhos do Alentejo. A AMIZADE que nos foi unindo ao longo do processo criativo. E o SABER ancestral das gentes de Reguengos, personificado nos associados da CARMIM e nas suas equipas de profissionais.”,

João Caldeira, Diretor-Geral da Carmim

Para o enólogo Tiago Garcia “O vinho tem este «poder» de criar relações, de nos permitir conhecer pessoas que nos marcam. O vinho é, junto com a culinária e a música, a expressão de um povo. Desta amizade com o Sérgio e o Nelson, surgiu esta ideia apaixonante. Vinhos que espelhassem a identidade do Alentejo e o Terroir de Reguengos em particular.”

O enólogo Rui Veladas refere: “Por muita atenção ao mercado que necessariamente procuramos ter, os vinhos que fazemos acabam por ser também um reflexo dos nossos gostos pessoais e da nossa memória sensorial. Por isso mesmo, foi refrescante partilharmos com os Anjos o processo de elaboração, materializando nestes dois excelentes vinhos as suas experiências enófilas”.

Nelson Rosado
Nelson Rosado

Os bons vinhos fazem-nos recordar aqueles momentos que jamais esqueceremos. Através deles viajamos até às nossas origens, ao terroir alentejano.

Nelson e Sérgio Rosado, Anjos
Venha o Diabo e Escolha Reserva DO Branco 2020
Venha o Diabo e Escolha Reserva DO Branco 2020

O Venha o Diabo e Escolha Reserva DO Branco 2020 é feito com as castas Antão Vaz, Arinto, Verdelho e Viosinho. Vinho de aspeto cristalino, cor amarela palha com tons de lima, aroma de fruta tropical e notas florais, citrinas e baunilha. Na boca possui bom volume, excelente frescura e um final persistente.

Harmoniza na perfeição peixes assados no forno, pratos de bacalhau, carnes brancas e alguns queijos e enchidos. Deverá ser servido à temperatura de 10-12.ºC.

Venha o Diabo e Escolha Reserva Tinto 2019
Venha o Diabo e Escolha Reserva Tinto 2019

Já o Venha o Diabo e Escolha Reserva Tinto 2019 provém das castas Alicante Bouschet, Aragonês, Trincadeira e Touriga Nacional. Este vinho tem aspeto cristalino, cor granada profunda, aromas de fruta preta madura e especiarias, intenso, tem suaves taninos que lhe conferem um final de prova agradável e persistente.

Acompanha bem ensopado de borrego, migas e outros pratos típicos alentejanos, carnes vermelhas e queijos de cura ou meia cura. Deverá ser consumido à temperatura de 16.ºC.

Sérgio Rosado
Sérgio Rosado

Na ceia de Natal da família Rosado, como na de todos os portugueses, o vinho é um elemento central. Foi, aliás, com a família, que os irmãos provaram os seus primeiros vinhos e deram início a uma enorme paixão, que dividem com a música.

Agora como criadores, o entusiasmo de ver o seu próprio vinho na mesa de Natal de várias famílias, este ano, é inexplicável. A sua embalagem, elegante mas divertida, faz ainda com que este vinho se apresente como uma excelente opção para oferecer no Natal. Entre o branco e o tinto, Venha o Diabo e Escolha.

Os vinhos estão já disponíveis na loja online da Carmim, em www.carmim.eu/loja/ e em breve vão estar disponíveis nos espaços comerciais habituais:

  • Venha o Diabo e Escolha Reserva DO Branco 2020, €6,65
  • Venha o Diabo e Escolha Reserva Tinto 2019, €6,65