Lançamentos moscatel Península de Setúbal

Uma viagem no tempo com os raros moscatéis da Quinta do Piloto

Quinta do Piloto Coleção de Família Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo, são as novas (e raras) edições limitadas do histórico produtor de Palmela.

Conhecida como “A casa dos moscatéis raros e de luxo”, a Quinta do Piloto, em Palmela, acaba de apresentar as duas recentes novidades preciosas e raras do seu portefólio: o Quinta do Piloto Coleção de Família Moscatel de Setúbal e o Quinta do Piloto Coleção de Família Moscatel Roxo.

Estes moscatéis são uma edição limitada de 25 garrafas e uma verdadeira viagem no tempo, que dão a provar um século da paixão e dedicação de uma família histórica em Palmela.

Uma viagem no tempo com os raros moscatéis da Quinta do Piloto
Uma viagem no tempo com os raros moscatéis da Quinta do Piloto

Protegidas na sombra da adega da Quinta do Piloto para a família, as 10 pequenas barricas de 50 litros de moscatéis foram reservadas pelo fundador, Humberto da Silva Cardoso, quando adquiriu a quinta.

Com o passar dos anos, as quatro gerações seguiram o ritual de atestar, anualmente, as barricas com o melhor de cada colheita.

Quinta do Piloto Moscatel de Setúbal Coleção de Família
Quinta do Piloto Moscatel de Setúbal Coleção de Família

Com o último atesto, em 1996, o Quinta do Piloto Moscatel de Setúbal Coleção de Família é um vinho generoso de cor topázio muito carregado com tonalidades verde azeitona. No aroma, revela-se muito complexo e exuberante com notas de café, mel, frutos secos, tabaco e com apontamentos de alguma vegetação envolvente e caril. No palato, é um vinho velho e raro, com uma concentração de açúcares que o torna meloso, concentrado e denso, com uma acidez vibrante que resulta numa prova única e memorável.

Quinta do Piloto Moscatel Roxo Coleção de Família
Quinta do Piloto Moscatel Roxo Coleção de Família

O Quinta do Piloto Moscatel Roxo Coleção de Família apresenta-se com uma cor topázio muito carregado e tons esverdeados. Com o último atesto, em 2005, este generoso evidencia um aroma complexo, com percepção de doçura, mas também notas a caramelo salgado, tabaco doce e flores brancas. O paladar é meloso, concentrado e denso.

Estes moscatéis são uma homenagem ao meu bisavô, fundador da Quinta, Humberto da Silva Cardoso e pretendem refletir todo o conhecimento e cuidado da nossa família, até aos dias de hoje, e também dos 200 hectares de vinhas dos melhores terroirs da nossa região. São verdadeiros tesouros que fazem parte da história da produção de vinho em Portugal e que a Quinta do Piloto tem acompanhado”, refere Filipe Cardoso, proprietário e enólogo da Quinta do Piloto.

Um vinho de homenagem com tantas fontes de inspiração! As cores são óbvias, mas distintas e identitárias da Quinta e da região. Inspirámo-nos numa garrafa original dos moscatéis de Setúbal, de um modelo mais aproximado a Borgonha, para criar o decanter exclusivo que é adornado com uma gargantilha e que conta com vários elementos que remetem para o cineteatro de Palmela e para a Quinta do Piloto. Usámos o monograma presente no portão do cineteatro, com as iniciais do fundador da Quinta, fundimos todos os elementos, com o delicado acabamento em prata e em ouro, e fomos buscar o pormenor que temos na embalagem e no decanter ao original tecto de gesso dessa emblemática sala. Completámos ainda estas peças com detalhes de alguns azulejos da receção e o bartop tem um entrelaçado, que representa a tradição e a arte de bem-fazer estes moscatéis, tudo isto dentro deste baú, que é uma viagem no tempo à essência desta família, empresa, região e categoria”, refere Diogo Gama Rocha, diretor-geral da Omdesign, agência criativa responsável pelo design e produção de todos os materiais deste projeto.

Situada na Serra do Louro, em Palmela, com uma imensa vista panorâmica sobre Lisboa e o Vale do Tejo, a Quinta do Piloto é uma referência de qualidade nos vinhos e enoturismo “premium” da Península de Setúbal e tem uma das maiores e mais antigas adegas da região.

Propriedade da família Cardoso, há quatro gerações, chegou a ser um dos maiores produtores da Europa e cresceu ligada à história de Palmela ao longo de um século. Seja para conhecer a história de gerações ligadas à produção de Moscatel de Setúbal, como pela sua localização privilegiada em pleno Parque Natural da Arrábida, a visita à Quinta é uma experiência única que agora vale ainda mais a pena.

Quinta do Piloto Coleção de Família Moscatel de Setúbal | 500 ml – P.V.P. Recomendado 4.500€

Quinta do Piloto Coleção de Família Moscatel Roxo | 500 ml – P.V.P. Recomendado 4.500€