design Lançamentos vinhos

Projeto Joana Vasconcelos by Quanta Terra une vinhos e arte

Os vinhos Joana Vasconcelos by Quanta Terra são o resultado de um projeto social, que junta dois enólogos à mais internacional das artistas portuguesas da sua geração.

A ideia de criar um vinho com Joana Vasconcelos nasceu em 2006, numa conversa entre a artista e o colecionador (D.André de Quiroga), num avião de regresso a Lisboa, depois da ARCO 2006, em que os dois participaram, a propósito da mostra do Coração Independente, negro, na galeria austríaca Mario Mauroner.

Joana Vasconcelos e Paula Leitão, colaboradora da artista recorreram a Quiroga para aconselhamento sobre tipos e fabricantes de garrafas de vinho, que depois foram utilizadas na produção da obra Message in a Bottle.

A relação entre Vasconcelos e Quiroga é antiga, e resultou em várias ações promocionais com vinhos portugueses na Bienal de Veneza, ou em Manchester, que conduziram à produção destes vinhos.

Projeto Joana Vasconcelos by Quanta Terra une vinhos e arte
Projeto Joana Vasconcelos by Quanta Terra une vinhos e arte

Celso Pereira fez uma contra-proposta, um acordo a médio prazo para uma edição anual de espumantes do Douro, concebidos pela dupla responsável pela Quanta Terra, Jorge Alves e Celso Pereira, o que ficou acordado depois de várias reuniões, em Alijó e Lisboa, que serviram para trazer ao de cima as raízes durienses da artista.

Para o primeiro vinho duriense de Joana Vasconcelos foi concebido um circuito de promoção e comercialização, em moldes distintos do habitual, assente nos espaços onde a artista produz e expõe, complementada fisicamente pelo atelier de Joana Vasconcelos em Lisboa e na adega da Quanta Terra no Douro.

O espumante, como tinto, resulta de um trabalho conjunto, retomado no final de 2020, em contexto pandémico. Uma mensagem de Celso Pereira para D.André de Quiroga, colecionador de arte, bibliófilo e gastrónomo lisboeta relançou o processo.

Projeto Joana Vasconcelos by Quanta Terra

O enólogo do Vértice, com mais de 30 vindimas no currículo e uma experiência ímpar na produção de espumante super-premium na região do Douro relembrou ao colecionador e gastrónomo uma proposta com alguns anos para integrar um sindicato de produtores nacionais para a criação de uma edição anual de um portfólio de vinhos portugueses com rótulo da artista.

Joana Vasconcelos seria a autora dos rótulos e embaixadora da edição, e Quiroga o responsável pela seleção de vinhos, de pequena quantidade e estreitamente ligados à personalidade do produtor e ao terroir de origem, assumindo ainda a responsabilidade da promoção.

Inspirado nas caixas de transporte das obras de Joana Vasconcelos e desenvolvido pela equipa da Força Motriz e pela designer Maria Monteiro, a caixa de vinhos é uma peça pensada para guardar e expor 3 garrafas de vinho.

Este produto conta com um sistema rebatível no interior da caixa que permite que as garrafas sejam elevadas para uma melhor observação. Ao unir os dois componentes do projeto Joana Vasconcelos by Quanta Terra, as garrafas de vinho e a caixa, podemos ver neste produto uma camada cultural que protege um produto com igual teor.

A escolha da madeira como material de construção tem a intenção de remeter a um dos processos utilizados para a maturação do vinho, criando de alguma forma uma ligação entre o material que mais nos aproxima da natureza e as uvas provenientes da mesma. Como de costume nas suas peças, a designer desenhou a peça de forma a que todas as ferragens, estritamente necessárias, estivessem invisíveis ao observador e não interrompessem o ritmo da peça.

A cor vermelha justifica-se através da utilização do mesmo panetone das caixas de transporte das peças de Joana Vasconcelos, que constituem por si uma forma de comunicar a obra da icónica artista portuguesa.

Espumante Joana Vasconcelos by Quanta Terra
Espumante Joana Vasconcelos by Quanta Terra

O espumante é uma parceria única, negociada a médio prazo, e terá uma edição anual. Pode ser vendido em caixa de cartão ou na caixa de madeira desenvolvida.

Vinho Tinto Joana Vasconcelos by Quanta Terra
Vinho Tinto Joana Vasconcelos by Quanta Terra

O tinto, cujo rótulo aguarda finalização, integra uma outra edição, também apresentada numa caixa de madeira vermelha e acompanhado de um livro de receitas com chefs portugueses e franceses, pensada para a a exposição de Joana Vasconcelos de 2022 na Temporada Cultural Cruzada França-Portugal.