cozinha Gastronomia harmonizações

TASTE@QMdO – Os melhores vinhos juntam-se à melhor cozinha nacional e internacional

Cozinha e Quinta do Monte d’Oiro são indissociáveis. Este ciclo de almoços e jantares, a que se chamou TASTE@QMdO, é uma aposta de Francisco Bento dos Santos, que cruza os vinhos da quinta com correntes gastronómicas menos exploradas. As hostes abrem com um almoço no último domingo de novembro, dia 28 de novembro com o chef Filipe Carvalho e o sommelier Marc Pinto. A 16 de janeiro será Lucas Azevedo a levar o melhor da cozinha japonesa ao Monte d’Oiro.

Haverá melhor ideia do que juntar bons vinhos à melhor cozinha? Muito provavelmente não.

O perfil gastronómico da Quinta do Monte d’Oiro – QMdO – sempre foi uma realidade, bem como a ligação histórica dos vinhos à alta cozinha. Foi partindo deste princípio, mas querendo mudar as regras do jogo, que Francisco Bento dos Santos criou o TASTE@QMdO.

TASTE@QMdO - Os melhores vinhos juntam-se à melhor cozinha nacional e internacional
TASTE@QMdO – Os melhores vinhos juntam-se à melhor cozinha nacional e internacional

A ideia é simples: explorar a ligação dos vinhos da quinta às diversas correntes gastronómicas que existem hoje em Portugal. Sem barreiras ao estilo de cozinha, apenas para saborear a genuína ligação entre comida e vinho.

Daqui vão nascer um conjunto de 8 almoços e jantares, a decorrer durante um ano na quinta em Alenquer.

Francisco Bento dos Santos
Francisco Bento dos Santos

Os nossos vinhos têm um sentido gastronómico, sendo criados com a clara intenção de serem bebidos à mesa. São transversais e interclassistas. Do fine dining, à taberna, do restaurante tradicional, à nova cozinha portuguesa, esse mundo global e sem fronteiras é o nosso território. TASTE@QMdO resulta da vontade de juntar os nossos vinhos a várias correntes da cozinha portuguesa. Sem rótulos, sem barreiras, apenas pelo prazer de desfrutar boa comida acompanhada por bons vinhos”,

Francisco Bento dos Santos

A fórmula destes TASTE@QMdO tem duas regras simples: em primeiro lugar, juntar o melhor dos dois mundos: vinhos e cozinha, através da harmonização dos vinhos da Quinta, alguns verdadeiras raridades, à comida dos chefes. Depois, trazer os Chefes para fora da sua zona de conforto, levando-os a cozinhar pratos e estilos de cozinha que não fazem necessariamente parte do seu dia a dia.

Quinta do Monte d’Oiro
Quinta do Monte d’Oiro

A estreia vai ser já no próximo dia 28 de Novembro, domingo, com um almoço servido pelo chef Filipe Carvalho e pelo sommelier Marc Pinto, ambos do Fifty Seconds by Martín Berasategui, em Lisboa (restaurante distinguido com 1 estrela Michelin). Conhecido o amor de Filipe Carvalho pela cozinha tradicional portuguesa e pela cozinha de conforto internacional, o menu navega num território em que o produto de altíssima qualidade irá também brilhar.

O Caldo Verde faz as honras de abertura, depois viaja-se até Espanha com Pan Tomaca y Jamón Iberico Bellota. Seguem-se: o Ovo e Trufa Branca de Alba, o Arroz de Lavagante e o Beef Wellington com Trufa Negra. A fechar o Pão de Ló e Queijo da Serra.

A harmonização de Marc Pinto é um segredo a desvendar, na hora.

Preço por pessoa: €350.

Marc Pinto, Francisco Bento dos Santos e Filipe Carvalho
Marc Pinto, Francisco Bento dos Santos e Filipe Carvalho

É sempre um prazer voltar ao campo e fugir do rebuliço da cidade. Esta ida ao Monte d’Oiro recorda-me os tempos de confinamento, passados na terra: a semear, cultivar e a cozinhar. Já não o fazia há muito tempo e soube-me pela vida”,

Filipe Carvalho, chef

Mas não se pense que o TASTE@QMdO girará apenas em torno de um tipo de cozinha ou de um estilo definido. Antes pelo contrário: a ideia passará exactamente por casar os vinhos da Quinta do Monte d’Oiro com todas as vertentes da cozinha portuguesa e não só. Mostrando a riqueza e o lado eclético de ambas as partes.

Lucas Azevedo
Lucas Azevedo

Depois do almoço de estreia de Filipe Carvalho e de Marc Pinto é tempo de sobrevoar outras paragens. No dia 16 de Janeiro, é Lucas Azevedo que levará o melhor da gastronomia japonesa à Quinta do Monte d’Oiro. Num almoço que juntará mais uma vez os melhores vinhos da quinta a um menu selecionado por Lucas Azevedo que em breve será desvendado.

Os chefes Rui Silvestre do Vista, no Algarve, e André Lança Cordeiro do Essencial, em Lisboa serão os senhores que se seguem, com datas ainda por confirmar.

TASTE@QMdO – Almoço Filipe Carvalho e Marc Pinto

Quinta do Monte d’Oiro

28 de novembro de 2021

Freixial de Cima – Alenquer

Horário: 12h

Preço: 350 €

E-mail para reservas: taste.qmdo@gmail.com