Quinta-feira, Dezembro 8
Shadow

TASTE@QMdO – Os melhores vinhos juntam-se à melhor cozinha nacional e internacional

Haverá melhor ideia do que juntar bons vinhos à melhor cozinha? Muito provavelmente não.

O perfil gastronómico da Quinta do Monte d’Oiro – QMdO – sempre foi uma realidade, bem como a ligação histórica dos vinhos à alta cozinha. Foi partindo deste princípio, mas querendo mudar as regras do jogo, que Francisco Bento dos Santos criou o TASTE@QMdO.

TASTE@QMdO - Os melhores vinhos juntam-se à melhor cozinha nacional e internacional
TASTE@QMdO – Os melhores vinhos juntam-se à melhor cozinha nacional e internacional

A ideia é simples: explorar a ligação dos vinhos da quinta às diversas correntes gastronómicas que existem hoje em Portugal. Sem barreiras ao estilo de cozinha, apenas para saborear a genuína ligação entre comida e vinho.

Daqui vão nascer um conjunto de 8 almoços e jantares, a decorrer durante um ano na quinta em Alenquer.

Francisco Bento dos Santos
Francisco Bento dos Santos

Os nossos vinhos têm um sentido gastronómico, sendo criados com a clara intenção de serem bebidos à mesa. São transversais e interclassistas. Do fine dining, à taberna, do restaurante tradicional, à nova cozinha portuguesa, esse mundo global e sem fronteiras é o nosso território. TASTE@QMdO resulta da vontade de juntar os nossos vinhos a várias correntes da cozinha portuguesa. Sem rótulos, sem barreiras, apenas pelo prazer de desfrutar boa comida acompanhada por bons vinhos”,

Francisco Bento dos Santos

A fórmula destes TASTE@QMdO tem duas regras simples: em primeiro lugar, juntar o melhor dos dois mundos: vinhos e cozinha, através da harmonização dos vinhos da Quinta, alguns verdadeiras raridades, à comida dos chefes. Depois, trazer os Chefes para fora da sua zona de conforto, levando-os a cozinhar pratos e estilos de cozinha que não fazem necessariamente parte do seu dia a dia.

Quinta do Monte d’Oiro
Quinta do Monte d’Oiro

A estreia vai ser já no próximo dia 28 de Novembro, domingo, com um almoço servido pelo chef Filipe Carvalho e pelo sommelier Marc Pinto, ambos do Fifty Seconds by Martín Berasategui, em Lisboa (restaurante distinguido com 1 estrela Michelin). Conhecido o amor de Filipe Carvalho pela cozinha tradicional portuguesa e pela cozinha de conforto internacional, o menu navega num território em que o produto de altíssima qualidade irá também brilhar.

O Caldo Verde faz as honras de abertura, depois viaja-se até Espanha com Pan Tomaca y Jamón Iberico Bellota. Seguem-se: o Ovo e Trufa Branca de Alba, o Arroz de Lavagante e o Beef Wellington com Trufa Negra. A fechar o Pão de Ló e Queijo da Serra.

LEIA TAMBÉM:  IKEDA Japanese Cuisine - Jantares de Natal com inspiração oriental

A harmonização de Marc Pinto é um segredo a desvendar, na hora.

Preço por pessoa: €350.

Marc Pinto, Francisco Bento dos Santos e Filipe Carvalho
Marc Pinto, Francisco Bento dos Santos e Filipe Carvalho

É sempre um prazer voltar ao campo e fugir do rebuliço da cidade. Esta ida ao Monte d’Oiro recorda-me os tempos de confinamento, passados na terra: a semear, cultivar e a cozinhar. Já não o fazia há muito tempo e soube-me pela vida”,

Filipe Carvalho, chef

Mas não se pense que o TASTE@QMdO girará apenas em torno de um tipo de cozinha ou de um estilo definido. Antes pelo contrário: a ideia passará exactamente por casar os vinhos da Quinta do Monte d’Oiro com todas as vertentes da cozinha portuguesa e não só. Mostrando a riqueza e o lado eclético de ambas as partes.

Lucas Azevedo
Lucas Azevedo

Depois do almoço de estreia de Filipe Carvalho e de Marc Pinto é tempo de sobrevoar outras paragens. No dia 16 de Janeiro, é Lucas Azevedo que levará o melhor da gastronomia japonesa à Quinta do Monte d’Oiro. Num almoço que juntará mais uma vez os melhores vinhos da quinta a um menu selecionado por Lucas Azevedo que em breve será desvendado.

Os chefes Rui Silvestre do Vista, no Algarve, e André Lança Cordeiro do Essencial, em Lisboa serão os senhores que se seguem, com datas ainda por confirmar.

TASTE@QMdO – Almoço Filipe Carvalho e Marc Pinto

Quinta do Monte d’Oiro

28 de novembro de 2021

Freixial de Cima – Alenquer

Horário: 12h

Preço: 350 €

E-mail para reservas: taste.qmdo@gmail.com