distinção douro enoturismo

Ventozelo Hotel & Quinta vence os Best of Wine Tourism Awards 2022

O Ventozelo Hotel & Quinta foi anunciado como um dos grandes vencedores internacionais dos Best of Wine Tourism 2022, numa cerimónia das Great Wine Capitals que se realizou em Mainz, na Alemanha.

O Ventozelo Hotel & Quinta acaba de vencer os Best of Wine Tourism Awards 2022, prémios considerados os Óscares do enoturismo, e que distinguem anualmente os dez melhores projetos deste sector ao nível mundial.

A sua originalidade, qualidade de serviços, capacidade de inovação e impacto no desenvolvimento da região do Douro valeram-lhe o prémio, que este ano foi disputado entre um total de 447 projetos de enoturismo de vários pontos do mundo.

Ventozelo Hotel & Quinta vence os Best of Wine Tourism Awards 2022
Ventozelo Hotel & Quinta vence os Best of Wine Tourism Awards 2022

A atribuição dos prémios Best of Wine Tourism é uma iniciativa que existe desde 2003, sendo levada a cabo pela Great Wine Capitals Global Network, uma rede de cooperação internacional que reúne atualmente onze cidades de diferentes zonas do mundo que têm em comum um bem económico e cultural fundamental: as suas regiões vitivinícolas internacionalmente reconhecidas.

O município do Porto faz parte desta lista representando as regiões dos Vinhos do Douro, Porto e Vinhos Verdes – lado a lado com Adelaide, Bilbao, Bordéus, Cidade do Cabo, Lausanne, Mainz, Mendoza, São Francisco/Napa Valley, Valparaíso e Verona.

Ventozelo Hotel & Quinta
Ventozelo Hotel & Quinta

Este concurso divide-se em dois momentos: primeiro, uma competição regional que tem por objetivo premiar empresas que desenvolvam atividades de enoturismo em cada uma das cidades-membro da Great Wine Capitals Global Network.

A excelência das suas instalações e serviços são avaliadas nas categorias de Alojamento, Restaurantes Vínicos, Arquitetura e Paisagem, Arte e Cultura, Experiências Inovadoras, Serviços e Práticas Sustentáveis.

Dentro da região do Porto, Ventozelo Hotel e Quinta foi o grande vencedor regional desta edição na categoria de Arquitetura e Paisagem.

Ventozelo Hotel & Quinta - Centro Interpretativo de Ventozelo
Ventozelo Hotel & Quinta – Centro Interpretativo de Ventozelo

Os vencedores regionais de cada uma destas categorias entram depois numa segunda fase, a da competição internacional, sendo candidatos a um prémio Global que é atribuído aos dez melhores projetos a nível mundial, por um júri composto por representantes de todas as cidades/regiões membro desta rede.

Com morada no Douro, o Ventozelo Hotel & Quinta foi anunciado como um dos grandes vencedores internacionais dos Best of Wine Tourism 2022, numa cerimónia das Great Wine Capitals que se realizou em Mainz, na Alemanha, na passada quinta-feira.

Ventozelo Hotel & Quinta
Ventozelo Hotel & Quinta

Ventozelo não é apenas um hotel. É, sobretudo, uma quinta, habituada a receber com hospitalidade todos quantos ali chegavam, em trabalho, de passagem, e que agora nos convida a ficar mais tempo, para descansar, usufruir da beleza soberba da paisagem e também descobrir os diversos espaços recuperados, mas que mantêm a raiz simples que caracteriza as mais tradicionais quintas durienses.

Ventozelo Hotel & Quinta
Ventozelo Hotel & Quinta

Em pleno coração do Alto Douro Vinhateiro, no concelho de São João da Pesqueira, a Quinta de Ventozelo é uma das maiores e mais antigas do Douro, com uma área de 400 hectares, 200 dos quais de vinha.

Ventozelo Hotel & Quinta
Ventozelo Hotel & Quinta

Com mais de 500 anos de história, Ventozelo alargou a sua principal atividade – ligada à produção agrícola e vinícola – ao enoturismo e à hotelaria. Com 29 quartos, restaurante, provas de vinhos, centro interpretativo, percursos pedestres, atividades de turismo de natureza e cinegéticas, Ventozelo Hotel & Quinta oferece um conjunto de experiências fortemente ligadas à ruralidade, nomeadamente à vinha e ao vinho, à gastronomia, à paisagem, à história e aos saberes do Douro.