Os vinhos MÓOS nascem na aldeia homónima de Mós, Vila Nova de Foz Côa, perto das margens do Douro. Estes vinhos são elaborados a partir das uvas da propriedade, situada entre os 300 mts e 500 mts de altitude.
As vinhas velhas deste território dão origem ao topo de gama da marca, o Vinha Sambado. Um vinho de excelência, que é a imagem do carinho e dedicação que a família Polido “empresta” há várias décadas à produção de vinhos.

Filão da Grixa, uma zona de atividade mineira onde está situada a vinha de maior altitude, e onde se encontra um pombal, dá origem ao vinho Filão da Grixa Reserva Tinto.

Estes vinhos representam o sonho e o percurso de vida de Luís Polido, o produtor, e expressam na perfeição o terroir desta pequena aldeia do Douro Superior. A enologia é da responsabilidade do reconhecido Luís Leocádio.
MÓOS (anteriormente 3 Mós) é composta pelos vinhos Vinha Sambado, Filão da Grixa e Vinhas D’Aldeia.

Os vinhos VINHAS D’ALDEIA, reforçam o facto de o nome Mós ser o nome da aldeia, sendo que no rótulo estão representadas as 3 mós dos antigos moinhos.
MÓOS nasceu da iniciativa e tradição familiar, da paixão à terra e às origens, e transporta consigo valores como a genuinidade e o respeito pelo território que lhe dá origem.

O design, da autoria de Rita Rivotti, realça a ligação ao local onde os vinhos são produzidos, através de símbolos representativos da origem, com uma imagem “clean” e minimalista.
No rótulo, pode ainda ler-se “Vindimado à mão pela família“, o que invoca o seu caráter artesanal e familiar.

Na Revista de Vinhos, Manuel Moreira avalia assim o 3 Mós Filão da Grixa Reserva Branco 2018
“Amarelo de laivos dourados. Manga, nectarina, alguma clementina, figo branco, lima e ervas (citronela). Expressa-se pela contenção, e em sugestivas camadas. Envolvente na boca, aveludado e fresco, com suculenta acidez. Saboroso final, com persistência frutada e forte impressão mineral.“
Na revista Grandes Escolhas, a avaliação é também muito positiva.
“Bem vegetal, com fruta branca madura, esteva e também notas de madeira seca e ervas aromáticas conferidas pela barrica. Fresco, a trazer citrinos bem ácidos à boca como toranja e limão, uma nota rústica de madeira e toque de cera e agulha de pinheiro. Um branco estruturado, muito interessante.“
O Douro, e mais concretamente a região do Douro Superior, tem atualmente um nível de notoriedade “entre portas” e “fora de portas”, que valoriza os vinhos que ali se produzem, e é ao mesmo tempo, uma garantia para o consumidor, que reconhece as virtudes e as especificidades desta zona.
Os vinhos MÓOS são a representação de um Douro genuíno, com sabores autênticos, que respeitam o terroir que lhes dá origem, com firmeza e caráter.
Contactos e encomendas:
Família Polido, Lda.
Rua Vale Trigo s/n, 5155-420 Mós Vila Nova de Foz Côa.
Tlm. 919 995 662 (para encomendas direta) ou através do site https://thewinejungle.com/produto-etiqueta/3mos/