Quarta-feira, Outubro 5Bem vindo(a) #winelover 😀

MÓOS – Vinhos genuínos do Douro Superior

Os vinhos MÓOS nascem na aldeia homónima de Mós, Vila Nova de Foz Côa, perto das margens do Douro. Estes vinhos são elaborados a partir das uvas da propriedade, situada entre os 300 mts e 500 mts de altitude.

As vinhas velhas deste território dão origem ao topo de gama da marca, o Vinha Sambado. Um vinho de excelência, que é a imagem do carinho e dedicação que a família Polido “empresta” há várias décadas à produção de vinhos.

MÓOS Vinha Sambado Grande Reserva Tinto
MÓOS Vinha Sambado Grande Reserva Tinto

Filão da Grixa, uma zona de atividade mineira onde está situada a vinha de maior altitude, e onde se encontra um pombal, dá origem ao vinho Filão da Grixa Reserva Tinto.

MÓOS Filão da Grixa Reserva Tinto
MÓOS Filão da Grixa Reserva Tinto

Estes vinhos representam o sonho e o percurso de vida de Luís Polido, o produtor, e expressam na perfeição o terroir desta pequena aldeia do Douro Superior. A enologia é da responsabilidade do reconhecido Luís Leocádio.

MÓOS (anteriormente 3 Mós) é composta pelos vinhos Vinha Sambado, Filão da Grixa e Vinhas D’Aldeia.

3 Mós do Douro - Vinhos genuínos e com personalidade
3 Mós do Douro (nas próximas colheitas passará a MÓOS) – Vinhos genuínos e com personalidade

Os vinhos VINHAS D’ALDEIA, reforçam o facto de o nome Mós ser o nome da aldeia, sendo que no rótulo estão representadas as 3 mós dos antigos moinhos.

MÓOS nasceu da iniciativa e tradição familiar, da paixão à terra e às origens, e transporta consigo valores como a genuinidade e o respeito pelo território que lhe dá origem.

3 Mós - vinhas
MÓOS – vinhas

O design, da autoria de Rita Rivotti, realça a ligação ao local onde os vinhos são produzidos, através de símbolos representativos da origem, com uma imagem “clean” e minimalista.

No rótulo, pode ainda ler-se “Vindimado à mão pela família“, o que invoca o seu caráter artesanal e familiar.

3 Mós Filão da Grixa Reserva Branco 2018
3 Mós Filão da Grixa Reserva Branco 2018

Na Revista de Vinhos, Manuel Moreira avalia assim o 3 Mós Filão da Grixa Reserva Branco 2018

Amarelo de laivos dourados. Manga, nectarina, alguma clementina, figo branco, lima e ervas (citronela). Expressa-se pela contenção, e em sugestivas camadas. Envolvente na boca, aveludado e fresco, com suculenta acidez. Saboroso final, com persistência frutada e forte impressão mineral.

Na revista Grandes Escolhas, a avaliação é também muito positiva.

Bem vegetal, com fruta branca madura, esteva e também notas de madeira seca e ervas aromáticas conferidas pela barrica. Fresco, a trazer citrinos bem ácidos à boca como toranja e limão, uma nota rústica de madeira e toque de cera e agulha de pinheiro. Um branco estruturado, muito interessante.

O Douro, e mais concretamente a região do Douro Superior, tem atualmente um nível de notoriedade “entre portas” e “fora de portas”, que valoriza os vinhos que ali se produzem, e é ao mesmo tempo, uma garantia para o consumidor, que reconhece as virtudes e as especificidades desta zona.

LEIA TAMBÉM:  Terraço Editorial tem nova carta de vinhos que enaltece o melhor da enocultura nacional

Os vinhos MÓOS são a representação de um Douro genuíno, com sabores autênticos, que respeitam o terroir que lhes dá origem, com firmeza e caráter.

Contactos e encomendas:

Família Polido, Lda.

Rua Vale Trigo s/n, 5155-420 Mós Vila Nova de Foz Côa.

Tlm. 919 995 662 (para encomendas direta) ou através do site https://thewinejungle.com/produto-etiqueta/3mos/