douro Lançamentos vinhos

Quinta do Vesúvio DOC Douro 2019 apresentado no restaurante Belcanto

Chef José Avillez selecionou pratos à medida dos vinhos produzidos pela família Symington, que foram apresentados no seu restaurante.

A Symington Family Estates acaba de anunciar os vinhos DOC Douro Quinta do Vesúvio e Pombal do Vesúvio de 2019. O evento de apresentação realizou-se no restaurante Belcanto, em Lisboa, num almoço elaborado pelo Chef José Avillez que contou com a presença de alguns dos mais influentes críticos e jornalistas de vinhos e da área da gastronomia em Portugal.

A apresentação dos vinhos foi da responsabilidade de Charles Symington, diretor de produção da Symington Family Estates, e de Dominic Symington, responsável pela gestão da Quinta do Vesúvio desde a sua aquisição pela família em 1989.

Quinta do Vesúvio DOC Douro 2019
Quinta do Vesúvio DOC Douro 2019

Durante as primeiras duas décadas na posse dos Symington, foram apenas produzidos vinhos do Porto Vintage na Quinta do Vesúvio. Contudo, a família soube desde cedo que a propriedade tinha um enorme potencial para produção, em paralelo, de vinhos tranquilos.

Após grandes investimentos na requalificação de parte da vinha e de novas plantações que tiraram proveito das cotas elevadas e das exposições favoráveis da lendária propriedade, a família Symington lançou — da colheita de 2007 — o primeiro DOC Douro do Vesúvio.

Em pouco mais de uma década, os vinhos Douro Quinta do Vesúvio e Pombal do Vesúvio têm vindo a reservar o seu lugar entre os melhores tintos da região.

Charles Symington explicou que “apesar da quase ausência de chuva entre maio e agosto, o verão relativamente ameno atenuou a falta de água e as uvas deram entrada na adega em excelente condição com maturações bem equilibradas e boa acidez. Frescura, vivacidade e elegância, em contraponto à concentração dos anos anteriores, são a assinatura deste Quinta do Vesúvio Douro Tinto 2019.’ O vinho, cujo lote é constituído por Touriga Nacional (51%); Touriga Franca (45%) e Tinta Amarela (4%) foi estagiado em barricas de carvalho francês durante 14 meses. Um vinho de imponente estrutura, a que os vinhos da Quinta do Vesúvio já nos habituaram”.

O Quinta do Vesúvio e o Pombal do Vesúvio 2019 estarão disponíveis nos habituais pontos de venda antes do Natal.