A Quinta da Pacheca, um dos mais antigos e renomados produtores de vinho no Douro, enveredou há cerca de sete anos pela produção de azeite e tem registado assinalável sucesso com essa aposta.
Presente em diversos certames do setor, a qualidade dos azeites apresentados tem merecido distinções e prémios, encorajando os responsáveis da Pacheca a prosseguir a aposta e a diversificar a oferta.
Nesse sentido, a campanha de 2020/2021 vai dar a conhecer uma gama da qual fazem parte cinco azeites.

Para lá do Quinta da Pacheca – Azeite Premium Virgem Extra, com uma posição já cimentada no mercado, mais três monovarietais e um biológico estarão à disposição dos consumidores: Pacheca Azeite Virgem Extra 100% Cobrançosa; Pacheca Azeite Virgem Extra 100% Verdeal; Pacheca Azeite Virgem Extra 100%; Madural e o Pacheca Azeite Virgem Extra Biológico.
A Quinta da Pacheca plantou dezenas de oliveiras nos últimos anos e encetou um processo de recuperação de árvores espalhadas pela propriedade, numa aposta que vem sendo coroada de êxito.
“O Douro tem um terroir muito próprio, com um Inverno frio e um Verão quente, o que facilita a produção de azeitona de altíssima qualidade”, afirma Hugo Fonseca, Diretor de Produção da Quinta da Pacheca.
Vertente turística
À semelhança do que faz na época das vindimas, a Quinta da Pacheca quer convidar os seus visitantes a participarem na apanha da azeitona, na tradicional varejada, para viverem uma experiência diferente à volta do mundo da olivicultura.

Já este ano, os interessados estão convocados para participar num programa de que faz parte umas boas-vindas com tradicional broa de milho e azeitonas curadas, a que se segue um passeio pelo olival com participação na tradicional colheita – para o qual se propõe o uso de roupa confortável -, o que de alguma forma permitirá «colar» o nome do visitante à campanha desse ano.

Os participantes têm à disposição, posteriormente, uma prova das cinco referências de azeite, que serve de aperitivo para um almoço tradicional de quatro momentos, com dois vinhos DOC Douro da Quinta da Pacheca e um vinho do Porto.
O preço é de 75 euros, sendo que as crianças dos 4 aos 12 anos pagam 50 por cento do valor.