Alentejo Lançamentos vinhos

Myndru – Um vinho que nasce no sopé da Serra do Mendro

A primeira vindima e o primeiro Myndru.

A Herdade Aldeia de Cima acaba de lançar um grande vinho, de uma vinha velha em sequeiro no Sopé da Serra do Mendro, uma pequena courela de vinha não aramada que a Herdade Aldeia de Cima adquiriu recentemente no lugar da Cevadeira, na Vidigueira.

Este é um vinho de antologia, uma expressão da tipicidade alentejana.

Myndru 2019
Myndru 2019

Myndru 2019 é um vinho predestinado pelo território, onde a simbiose entre geologia, casta e clima é forte. A gravidade do Alfrocheiro, a suculência, a viscosidade e o exotismo da Tinta Grossa em tinajas de terracota, formam sensações que nos povoam a memória e nos trazem à lembrança vinhos que ecoam vozes primitivas. 

Sopé da Serra do Mendro
Sopé da Serra do Mendro

No final, a perceção mineral, a tensão da Baga, e a firmeza adquirida pelo estágio de 12 meses em ânforas de gesso que deram origem a uma pequena produção de 2186 garrafas de 75cl e 115 magnuns.

Myndru - Um vinho que nasce no sopé da Serra do Mendro
Myndru – Um vinho que nasce no sopé da Serra do Mendro

Outra novidade é o lançamento do Herdade Aldeia de Cima Reserva Tinto da vindima de 2019. 

Herdade Aldeia de Cima Reserva Tinto da vindima de 2019
Herdade Aldeia de Cima Reserva Tinto da vindima de 2019

Clássico e elegante, evidencia uma enorme complexidade e apresenta uma elevada mineralidade pela heterogeneidade dos solos e seus microterroirs

Um Tinto do Alentejo profundo mas também mais fresco e suave. Neste vinho preserva-se a genuinidade porque se respeita a arte dos que há vários séculos fazem vinhos nestas terras, acrescentando-lhe  sofisticação e linearidade num conjunto pleno de contemporaneidade. 

Herdade Aldeia de Cima - Cevadeira
Herdade Aldeia de Cima – Cevadeira

Assente em castas autóctones, a finesse do Aragonez nota-se na subtileza dos aromas finos e intensos a fruta vermelha, a Trincadeira em tinajas de terracota num apelo à terra, confere um perfil fresco e mineral, o Alfrocheiro de altitude traz-nos o equilíbrio dos taninos firmes, mas delicados e estruturantes, e a acidez, e o Alicante Bouschet garante no final o volume, a tensão e a complexidade em barricas de carvalho francês de 500 litros. 

Um poderoso embaixador dos vinhos da Serra do Mendro, na Vidigueira!

Herdade Aldeia de Cima - Adega
Herdade Aldeia de Cima – Adega

Produção de 36 022 garrafas de 75cl e 500 magnuns.

Vídeo de apresentação Myndru