Alentejo Lançamentos vinhos

ART Herdade do Freixo – Uma homenagem à Natureza

Da vontade de contínuo crescimento no segmento super premium, de surpreender apreciadores com vinhos únicos, que elevem os sentidos, e homenagear todas as formas de arte, a Herdade do Freixo apresenta agora o vinho ART, um tinto especial que prima pelos detalhes, seja em prova, como no design do rótulo e forma intimista com que envolve cada consumidor.

A Herdade do Freixo está localizada no Redondo, Alentejo. É um pequeno paraíso, onde as aves migratórias encontram abrigo, as oliveiras milenares embelezam a paisagem e onde as vinhas crescem em solo de xisto e granito. Aqui nascem grandes vinhos, estagiados numa adega ímpar, a 20 metros de profundidade, com um design único e arrebatador, design esse que “veste” o novíssimo topo de gama ART Herdade do Freixo tinto 2016.

ART Herdade do Freixo tinto 2016 pretende homenagear todas as formas de arte em geral e sobretudo a da Natureza.

ART Herdade do Freixo tinto 2016
ART Herdade do Freixo tinto 2016

Este vinho super premium resulta das melhores uvas da Herdade do Freixo, das castas Petit Verdot (50%), Touriga Nacional (40%) e Alicante Bouschet (10%). Estagiou 14 meses em barricas de carvalho francês (500 L) de tosta fina, preservando a fruta e a elegância, potenciando a expressão do caráter do terroir. Após o estágio, seguiram-se três anos de maturação na cave.

ART Herdade do Freixo - Uma homenagem à Natureza
ART Herdade do Freixo – Uma homenagem à Natureza

A particular frescura e elegância deste lote, confere-lhe características ideais para acompanhar delicados pratos de fusão e cozinha mediterrânica, onde brilham os sabores mais naturais e genuínos dos ingredientes. O ART é adequado também para acompanhar queijos e sobremesas doces”. Destacou Diogo Lopes, enólogo, acrescentando que: “é um tinto de cor rubi, com aroma muito rico e complexo, notas de frutos do bosque, especiarias e bergamota. É muito estruturado na boca, com imensas camadas de complexidade e os taninos são firmes, afinados e sedosos. Tudo com enorme elegância e finesse. Termina longo e mineral. ART Herdade do Freixo é um vinho de guarda, com elevado potencial de envelhecimento”.

O rótulo do ART apresenta o primeiro esquisso da adega (Prémio Arquitetura Archdaily 2015 by Frederico Valsassina) como forma de preservar a natureza circundante da propriedade, desenhado aquando do processo criativo de desenvolvimento da adega subterrânea da Herdade do Freixo”, afirma Carolina Tomé, diretora comercial e de marketing. Aliás, o desenho também ilustra a capa do livro “Adega Herdade do Freixo”, lançado pela editora Usina, obra que descreve o conceito do projeto, tanto ao nível da arquitetura e design, como da ambição na produção de vinhos de excelência, distintos e surpreendentes.

ART Herdade do Freixo tinto 2016
ART Herdade do Freixo tinto 2016

O ART Herdade do Freixo tinto 2016 é perfeito para partilhar nos momentos mais especiais com amigos e família. Pela qualidade, imagem e elegante embalagem é, também, um presente exclusivo e de grande qualidade para este Natal. Foram produzidas 3 250 garrafas, disponibilizadas no mercado em caixas de madeira de duas garrafas de 0,75cl, com um preço médio estimado por garrafa de 75€.

A primeira edição do ART foi apresentada à imprensa no restaurante Feitoria, em Lisboa. Tendo sido aproveitada a altura para apresentar as novas colheitas de Freixo tinto Reserva 2017 e Family Collection tinto 2017, o Freixo branco Reserva 2018 e o Freixo rosé Special Edition 2020 fizeram-lhe companhia.

O chef João Rodrigues preparou um menu excecional e cada um dos pratos harmonizou na perfeição com os vinhos, atestando o potencial gastronómico.

Herdade do Freixo - novas colheitas
Herdade do Freixo – novas colheitas

Depois do grande sucesso no mercado da colheita de 2016 com os tintos Reserva (93 Pts para o Freixo Reserva tinto 2016 e 94 Pts para o Freixo Family Collection 2016 por Roger Voss, na revista americana, Wine Enthusiast), a Herdade do Freixo lança agora as colheitas de 2017 do Reserva e do Family Collection.

O Freixo tinto Reserva 2017 é o vinho mais reconhecido da Herdade do Freixo. Muito amplo, bem estruturado e atrativo, revela notas terrosas, frutos vermelhos e de baga, é especiado e deixa um final fresco e prolongado. É perfeito para beber já ou para guardar.

A nova colheita do Freixo Family Collection tinto 2017, está já disponível no mercado. “Este reconhecido topo de gama da Herdade do Freixo, apresenta-se como um vinho muito estruturado, longo, complexo, elegante e com forte personalidade. É um vinho marcante, com elevado potencial de guarda”, partilhou Carolina Tomé.

No seguimento do sucesso dos vinhos brancos da Herdade do Freixo, o Freixo Alvarinho 2020 foi o monovarietal selecionado para saudar a imprensa convidada, surpreendendo pela sua frescura e carácter.

Nos blends destaca-se o Freixo branco Reserva 2018, segundo Roger Voss, na Wine Enthusiast de Junho 202, é ideal para beber a partir de 2022: “Com um período de envelhecimento em madeira, este branco apresenta grande riqueza, combinando especiarias com um sabor fresco a ananás. Apresenta uma excelente combinação de tostado e fruta jovem. Beber a partir de 2022”. Carolina Tomé destacou: “Apresentamos este vinho, para reforçarmos o seu elevado potencial de evolução em garrafa, complexidade e grande versatilidade gastronómica”. Acompanha bem pratos intensos e especiados, assim como pratos de fusão mais delicados.

Lançado em Julho de 2021 o Freixo rosé Special Edition 2020 é o primeiro vinho de uma nova gama, que evoluirá para o lançamento de um branco de Riesling e um tinto de Petite Sirah durante o ano de 2022. É um rosé premium com origem no mosto lágrima, sem prensagem, das melhores uvas de Touriga Nacional da Herdade do Freixo. É um vinho muito delicado, fresco, floral, longo e elegante. Perfeito para inesquecíveis momentos de convívio.

Os vinhos estão disponíveis nas melhores garrafeiras do país, no El Gourmet do El Corte Inglés e nas lojas Apolónia, no Algarve, bem como em vários países do mundo.