O trabalho desenvolvido pelo jovem e talentoso chef residente do Restaurante Quinta do Portal, Milton Ferreira, conquistou o palato do jornalista do El País em reportagem pelo Douro, tendo o autor da peça sugerido, inclusive, que era merecedor de uma estrela Michelin.
O jornalista Rafael Estefanía, que considerou o restaurante “como o melhor local para comer no Douro”, provou Vieiras e Alcachofras em Salsa de Moscatel e Rabo de Boi a baixa temperatura com Aipo e Pera, tendo-se mostrado deliciado.

Natural de Lamego, onde estudou na escola de hotelaria local, Milton Ferreira há doze anos que abraçou o projeto enogastronómico da Quinta da Portal, proporcionando “experiências e não só refeições” aos hóspedes da Casa das Pipas ou passantes, que com cada vez maior frequência se deslocam propositadamente a Sabrosa para se deleitarem com as criações do chef.

A gastronomia local requintada associa-se aos vinhos com assinatura do enólogo Paulo Coutinho, num pairing perfeito e numa explosão de sabores que perdura na memória.

Os sabores tradicionais, aquelas memórias de almoços ou jantares de família no Douro, são a inspiração do trabalho de Milton Ferreira, que concretiza nos pratos que leva à mesa, confecionados com os melhores ingredientes locais, entre os quais alguns produzidos na horta biológica que fica a escassas dezenas de metros do restaurante.
Graças à sua aprendizagem constante, que o leva a conhecer a gastronomia de paragens tão distantes como a Sibéria, traz inovação e criatividade à oferta, que é bastante diversificada.

Os clientes têm à disposição os menus «Quatro momentos, Quatro Experiências» e «Evolução do Portal no Douro», podendo ainda usufruir de um menu completamente distinto, denominado «Sabores do Mundo aos Olhos do Chef».