douro Lançamentos vinho do porto

Família Symington relança Dow’s, Graham’s e Warre’s Vintage 1994

Engarrafados em 1994, os vinhos vão estar disponíveis para venda no próximo mês, numa edição limitada.

Produzidos a partir de uma vindima realizada com condições ideais de dias soalheiros e noites frescas, os Portos Vintage de 1994 da Symington Family Estates encontram-se entre os mais conceituados Vintage da segunda metade do século XX.

Engarrafados em 1996, e depois de terem envelhecido 25 anos nas garrafeiras da família, em Vila Nova de Gaia, os Vintage Dow’s, Graham’s e Warre’s desse ano vão agora ser relançados, numa quantidade muito restrita.

Família Symington relança Dow's, Graham's e Warre's Vintage 1994
Família Symington relança Dow’s, Graham’s e Warre’s Vintage 1994

Os vinhos, que se caracterizam por apresentar uma vivacidade única, vão ficar disponíveis para venda a partir do mês de novembro.

Para assinalar o relançamento destes vinhos icónicos, a família vai disponibilizar uma caixa rara de três garrafas com os Portos Vintage 1994 Dow’s, Graham’s e Warre’s, que ficam também disponíveis em caixas individuais de madeira. As garrafas que a família decidiu agora voltar a colocar no mercado vão incluir no rótulo a indicação de que foram envelhecidas em Vila Nova de Gaia, assegurando assim a sua proveniência impecável.

Os Vintage 1994 Dow’s, Graham’s e Warre’s são marcados por uma luminosa acidez, que faz notar a contínua longevidade de cada um destes vinhos.

Dow’s Porto Vintage 1994
Dow’s Porto Vintage 1994

O Dow’s distingue-se pelo seu caráter possante, intenso e concentrado; o Graham’s mostra-se rico, complexo e equilibrado; e o Warre’s fresco e floral com taninos finos. 

Graham’s Porto Vintage 1994
Graham’s Porto Vintage 1994

Os Portos Vintage 1994 têm um significado especial para mim. Entrei na empresa da família no início de 1995, começando a trabalhar junto do meu pai que era, na altura, o enólogo principal. Os Vintage 1994 foram os primeiros vinhos que ele me incumbiu de apreciar e avaliar. Lembro-me claramente da intensidade dos vinhos, do seu tremendo perfil frutado e das camadas de complexidade. À medida que o meu pai e eu íamos provando os melhores vinhos de 1994, ficámos convencidos que estavam reunidas as condições para elaborarmos um dos melhores Portos Vintage do século XX. Assim, a decisão de declarar o Vintage de 1994 foi uma das mais expeditas da minha carreira”, afirma Charles Symington, enólogo principal da SFE

Warre’s Porto Vintage 1994
Warre’s Porto Vintage 1994

Ao provar hoje estes Portos Vintage, vem-me à memória essa intensidade inicial de juventude, que nos suscitou tanta confiança na longevidade destes vinhos. Após 25 anos em garrafa, começam agora a entrar numa fase muito interessante da sua evolução. Embora a cor vermelho-escura indique contínua juventude, os sabores elegantes e sedosos descortinam a idade e maturidade que advém da gradual evolução em garrafa. São irresistíveis para beber agora, mas têm ainda várias décadas pela frente”, refere Charles Symington.