É na região vitivinícola da Bairrada que têm origem mais de 50% dos espumantes produzidos em Portugal e esta predominância não acontece ao acaso. Foi na Bairrada que, em 1890 e pelas mãos do Eng.º Tavares da Silva, se deram os primeiros passos na criação deste vinho efervescente em Portugal.
Volvidos 101 de conhecimento, a 8 de fevereiro de 1991, foi criada a Denominação de Origem para os espumantes Bairrada, passando a ter que cumprir os requisitos definidos pela Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) para poderem envergar o selo de certificação.

Para celebrar 130 anos de espumante e 30 de Denominação de Origem, a CVB tem vindo a desenvolver um conjunto de ações, que se iniciou com um bar de espumantes e ostras na edição de verão da Essência do Vinho Porto; segue com a presença na feira Vinhos & Sabores 2021, na FIL em Lisboa, onde vai ter lugar uma prova especial; e outras iniciativas a anunciar em breve.
De 16 a 18 de outubro, a CVB junta um grupo de produtores e vai até à capital para dar a conhecer os seus vinhos e espumantes, na feira Vinhos & Sabores 2021, promovida pela revista Grandes Escolhas e pelo jornal Público.

O momento alto dessa jornada acontece na segunda-feira, dia 18 de outubro, às 11h30, com a realização de uma prova especial dedicada, em exclusivo, aos espumantes da região. Sob o mote ‘Bairrada: 130 Anos de Espumante, 30 Anos de Denominação de Origem’, vai ser orientada por Pedro Soares, presidente da CVB, e Luís Ramos Lopes, diretor da Grandes Escolhas.

Num espaço a condizer, em forma de meia “bolha”, são catorze os espumantes que vão desfilar neste palco da FIL, onde, no final, haverá direito a brinde e uma sandes de leitão à Bairrada. A prova tem um custo de €50,00 e a inscrição é feita junto da CVB, através do contacto telefónico 937 790 005.
No Instagram da Bairrada – @bairrada.oficial – vai decorrer um passatempo com oferta de 3 entradas, uma por cada década de festejo.
A lista dos 14 espumantes (consultar abaixo) está dividida em quatro categorias: Baga Bairrada, brancos, rosés e referências históricas. Tirando uma mão-cheia de raridades, onde se inclui um espumante com precisamente 30 anos (de 1991, ano da DO Bairrada para espumantes), os outros primam por estar no mercado e pela maioria dos seus produtores estarem presentes com expositor nesta feira.

A escolha dos espumantes para esta prova tem por base a diversidade de blends, que à exceção dos de Baga não se repetem e giram, na sua maioria, em torno de um reduzido leque de castas, consideradas as mais aptas a produzir espumantes de muita qualidade na Bairrada: Maria Gomes, Bical, Arinto, Cercial e Chardonnay, nas brancas, e Baga, Touriga Nacional e Pinot Noir, nas tintas.
Lista de Espumantes da Prova Especial
Bairrada: 130 Anos de Espumante, 30 Anos de Denominação de Origem
Espumantes Baga-Bairrada
- Marquês de Marialva Baga-Bairrada branco 2019
- Regateiro Baga-Bairrada branco 2017
- Montanha Baga-Bairrada Grande Cuvée branco 2015
Espumantes Brancos
- Quinta do Poço do Lobo Arinto Chardonnay branco 2016
- Ataíde Semedo Cuvée Reserva branco 2016
- Casa de Saima Reserva branco 2015
- Kompassus Blanc de Noirs branco 2015
Espumantes Rosés
- Campolargo Pinot Noir rosé 2016 (em magnum)
- Luís Pato Informal rosé 2015
- Colinas Rosé de Pinots Cuvée Brut Reserve rosé 2012
Espumantes Históricos
- Aliança Grande Reserva branco 2012
- Elpídio 80 Anos branco (não datado, mas de 2011)
- Messias Blanc de Blancs branco 2003
- Quinta das Bágeiras branco 1991