douro Eventos vinhos

Vinhos da Quinta da Côrte viajam até aos Açores

Pela segunda vez, a marca irá participar na Wine in Azores, que se realiza entre os dias 8 a 10 de outubro, no Parque de Exposições da ilha de São Miguel.

A Quinta da Côrte participará no evento Wine in Azores. Esta é uma oportunidade de dar a conhecer os vinhos produzidos no Cima Corgo aos residentes e visitantes da ilha de São Miguel. O evento, que terá lugar no Parque de Exposições na Ribeira Grande, realiza-se entre os dias 8 a 10 de outubro de 2021.

Vinhos da Quinta da Côrte
Vinhos da Quinta da Côrte

Para nós é muito importante divulgar os vinhos junto de potenciais clientes de forma que a Quinta da Côrte chegue a um maior número de pessoas, principalmente no mercado nacional, onde há muitos apreciadores dos vinhos do Douro. Além disso, esta feira é visitada por muitos turistas nacionais e estrangeiros e imprensa, o que nos permite chegar aos nossos diferentes públicos”, refere Marta Casanova, Diretora Geral e Enóloga da Quinta da Côrte. Após vários meses sem eventos, devido à pandemia, esta é uma forma “de tentar regressar à normalidade e continuar o trabalho de divulgação dos nossos vinhos”.

Os vinhos do Douro mostram bem a autenticidade da região demarcada. Poderosos e ricos, os vinhos DOC Douro – Quinta da Côrte Princesa Reserva Tinto, o Quinta da Côrte Grande Reserva Tinto ou o Côrte Branco – possuem uma mineralidade e uma frescura extraordinárias.

Já os vinhos do Porto produzidos no Cima Corgo podem-se distinguir entre os que resultam do processo de redução (Vintage, Single Quinta Vintage e Late Bottled Vintage) e do processo de oxidação (Tawnies).

Vinhos da Quinta da Côrte viajam até aos Açores
Vinhos da Quinta da Côrte viajam até aos Açores

Por outras palavras, os primeiros, não são filtrados, após um período de envelhecimento de 2 ou 4 anos, dependendo se se trata de um Vintage ou de um LBV, em tonéis antigos de madeira de castanho português de diferentes capacidades são posteriormente engarrafados e continuam a sua evolução dentro da garrafa; distinguem-se pela cor púrpura e os aromas intensos a chocolate, frutos negros e vermelhos.

Os segundos são amadurecidos em pipas durante mais tempo e desenvolvem uma rica palete de aromas de frutos secos; depois de engarrafados, não evoluem mais e, como tal, estão prontos a ser consumidos. Tratam-se, como tal, de dois estilos radicalmente diferentes.

Todos estes vinhos únicos estarão à prova no certame e desta forma os visitantes poderão comprovar a qualidade já reconhecida internacionalmente. De salientar que, recentemente, os vinhos do  Porto Tawny 20 anos e LBV 2015 foram classificados com 92 pontos pela Wine Spectator e o vinho do Porto Tawny 10 anos recebeu 91 pontos.

Vinhos do  Porto Tawny 20 anos
Vinhos do  Porto Tawny 20 anos

O vinho DOC Douro Princesa Reserva Tinto 2018 ganhou Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas e o vinho DOC Douro Quinta da Côrte Grande Reserva Tinto 2016 recebeu 91 pontos pela Wine Enthusiast.

De referir, que o Wine in Azores, é o maior evento empresarial dos Açores. É um festival de vinhos, com uma forte componente gastronómica. O conceito “BUSINESS & PLEASURE” centra-se na vertente promocional dos produtos presentes na feira, que prevê receber mais de 10 mil visitantes e contará com mais de 100 expositores presentes.

O certame decorrerá entre 15h00 e as 21h00 (zona de provas). A zona da restauração, bares, Gin Tasting e venda de vinhos continuará a funcionar até às 24h00.