distinção douro enoturismo

Quinta do Bomfim volta a destacar-se no Top “World’s Best Vineyards”

Eleição da World’s Best Vineyards Academy nomeia os melhores locais para visitar vinhas, realizar provas de vinhos e acompanhar a sua produção.

A Quinta do Bomfim, localizada no Pinhão, no Douro, voltou a ser distinguida como um dos 50 melhores espaços vinícolas do mundo abertos a visitas, de acordo com o ranking World’s Best Vineyards. O Centro de Enoturismo, inserido na Quinta do Bomfim (propriedade da família Symington há cinco gerações), foi distinguido pela primeira vez em 2019.

O Top 50 World’s Best Vineyards tem como objetivo destacar os locais mais “incríveis do mundo para visitar”, provar vinhos e ficar a saber mais sobre o seu processo de produção.

Quinta do Bomfim - Pinhão, Douro
Quinta do Bomfim – Pinhão, Douro

Enquanto Centro de Enoturismo, a Quinta do Bomfim apresenta uma variedade de experiências aos seus visitantes, que passam por visitas guiadas, que dão a conhecer a história da propriedade e da família, diferentes tipologias de provas de vinhos – com vinhos do Porto e DOC Douro do portfólio Symington –, passeios nas vinhas, que permitem observar a paisagem única duriense e ainda piqueniques com produtos regionais.

Atualmente, o espaço conta ainda com o restaurante pop-up em parceria com o Chef Estrela Michelin Pedro Lemos: Casa dos Ecos.

Quinta do Bomfim - Pinhão, Douro
Quinta do Bomfim – Pinhão, Douro

A tudo isto, junta-se a sabedoria de cinco gerações a produzir na Quinta do Bomfim alguns dos mais icónicos vinhos, como é o caso do Dow’s Porto Vintage 2007, o único Porto Vintage deste século a receber 100 pontos da Wine Spectator, e o Dow’s Vintage 2011, que foi premiado com o n° 1 Wine in the World em 2014 pela mesma publicação, considerada a mais influente publicação de vinhos do mundo.

Quinta do Bomfim volta a destacar-se no Top "World's Best Vineyards"
Quinta do Bomfim volta a destacar-se no Top “World’s Best Vineyards”

Recorde-se que em 2017, a quinta situada no coração do Alto Douro já havia sido premiada com um galardão internacional na categoria Vencedor Global de Serviços de Enoturismo, no âmbito dos prémios Best of Wine Tourism, atribuídos pela Great Wine Capitals Global Network.

Na edição deste ano, e depois dos efeitos da pandemia, os organizadores destacaram “a importância do enoturismo para a economia global e para as economias locais, criando emprego e encorajando visitas às regiões vitícolas, gerando riqueza para as mesmas”.

Quinta do Bomfim - Pinhão, Douro
Quinta do Bomfim – Pinhão, Douro

Uma vez mais, ficamos satisfeitos com esta distinção internacional. Ser um dos melhores espaços vinícolas do mundo é para nós uma enorme honra e motivo de orgulho. Acreditamos no trabalho que temos vindo a desenvolver na Quinta do Bomfim e todos os anos procuramos melhorar a experiência de quem nos visita. Este prémio só reforça a nossa vontade de continuar a promover o melhor da região do Douro, desde a sua paisagem única até aos vinhos de qualidade superior”, afirma Johnny Symington, Chairman da Symington Family Estates.