distinção Península de Setúbal vinhos

3 Moscatéis de Setúbal no Top 10 dos ‘Melhores do Mundo’

Distinção na 21.ª edição do Concurso Muscats du Monde.

A 21.ª edição do concurso internacional Muscats du Monde®, que decorreu nos dias 7 e 8 de setembro na região Occitânia, no sul de França, colocou 3 Moscatéis de Setúbal no Top 10Bacalhôa Moscatel de Setúbal Superior Do 10 anos 2004, Adega de Palmela Moscatel de Setúbal Doc 10 anos e Venâncio da Costa Lima Moscatel Roxo de Setúbal Doc Reserva da Família 2017.

Dos 19 países representados, Portugal conquistou 11 medalhas – 6 de ouro e 5 de prata – 9 das quais atribuídas a Moscatéis de Setúbal, contribuindo para a afirmação internacional da Região Vitivinícola da Península de Setúbal como o berço privilegiado para a produção destes generosos.

3 Moscatéis de Setúbal no Top 10 dos ‘Melhores do Mundo’
3 Moscatéis de Setúbal no Top 10 dos ‘Melhores do Mundo’

Nesta edição do concurso que premeia a extraordinária diversidade aromática dos Moscatéis, foi ainda distinguido, com a medalha de ouro, o Venâncio Costa Lima Moscatel de Setúbal DO Reserva 2009. Os produtores Adega Cooperativa de Palmela, Sociedade Vinícola de Palmela, Casa Ermelinda de Freitas, Venâncio da Costa Lima e Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões conquistaram ainda 5 medalhas de prata (ver tabela).

Durante os dois dias do concurso, foram provados 182 moscatéis de todo o mundo. O júri internacional atribuiu 60 medalhas, 35 de ouro e 25 de prata.

Muscats du Monde 2021 – Resultados Vinhos Península de Setúbal:

MedalhaProdutorVinhoAno
TOP 10 | OuroBACALHÔA VINHOS DE PORTUGAL, SAMoscatel de Setúbal Do – Superior – Bacalhôa – 10 anos2004
TOP 10 | OuroADEGA COOPERATIVA DE PALMELAMoscatel de Setúbal DOC – Adega de Palmela – 10 anos 
TOP 10 | OuroVENÂNCIO DA COSTA LIMA, LDAMoscatel Roxo de Setúbal DOC – Venâncio Costa Lima – Reserva da Família2017
OuroVENÂNCIO DA COSTA LIMA, LDAMoscatel Roxo de Setúbal Do – Venâncio Costa Lima – Reserva2009
PrataADEGA COOPERATIVA DE PALMELAMoscatel de Setúbal DOC – Adega de Palmela2018
PrataSIVIPA, SOC. VINÍCOLA DE PALMELA, SAMoscatel Roxo de Setúbal DOC – Paço do Bispo2019
PrataCASA ERMELINDA FREITAS – VINHOS LDAMoscatel de Setúbal Do – Casa Ermelinda Freitas – Superior2009
PrataVENÂNCIO DA COSTA LIMA, LDA Moscatel de Setúbal DO – Venâncio Costa Lima2018
PrataCOOPERATIVA AGRÍCOLA SANTO ISIDRO DE PEGÕESMoscatel Roxo de Setúbal Do – Contemporal 

REGIÃO DEMARCADA DO MOSCATEL DE SETÚBAL

Os vinhos com Denominação de Origem (DO) “Setúbal”, tradicionalmente designados como Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo de Setúbal – produzidos a partir das castas que lhe dão nome – têm uma área geográfica produtiva delimitada, desde 1907, pelos concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia do Castelo pertencente ao município de Sesimbra. Os vinhos Moscatel de Setúbal são únicos, inimitáveis e a sua longevidade tende para a eternidade. Os vinhos produzidos com a casta branca, Moscatel de Setúbal, caracterizam-se pelas suas especiais qualidades de aroma e sabores peculiares e inconfundíveis, resultantes da casta que é considerada a mais aromática do mundo e das condições edafo-climáticas da Península de Setúbal. De cor dourada, que vai do topázio claro ao âmbar, e aroma floral exótico, insinuando a flor de laranjeira e a tília, por vezes rosas, com toques de mel, citrinos, líchias, peras e tâmaras nos vinhos novos e aromas mais complexos e subtis com notas de frutos secos como avelãs, amêndoas e nozes, nos mais velhos. Os vinhos Moscatéis Roxos de Setúbal apresentam um elevado grau de doçura, são muito aromáticos e de sabor persistente. O solar desta casta é a Península de Setúbal. O seu aspeto é bastante diferente da casta branca Moscatel de Setúbal. Os seus cachos são pequenos e compactos, de bagos redondos e tom rosado, de extrema doçura. Esta casta, à semelhança do Moscatel de Setúbal, tem um perfil aromático riquíssimo e contribui, de forma inequívoca, para as características de aroma e sabor dos vinhos a que dá origem. Comparativamente, com os vinhos da casta Moscatel de Setúbal, este vinho generoso possui um aroma mais seco e complexo, mas não menos rico, à prova excede as expectativas criadas pelo aroma exibindo um paladar finíssimo onde ressaltam as especiarias e as compotas de ginja e figo.