Al-Lusitano foi o nome escolhido para a marca do projeto de restauração que reúne o Chef Chakall e o empresário e Executive Chairman da PLM Global (plm.pt), Pedro Rodrigues.
O projeto terá a sua primeira materialização com a inauguração, a 1 de outubro, do restaurante do pavilhão de Portugal na Expo 2020 Dubai.

Apresentado em Lisboa, contou com a presença de diversos parceiros, marcas e personalidades, entre as quais Eurico Brilhante, Secretário de Estado da Internacionalização; Luís Castro Henriques, Presidente da AICEP e Comissário-geral de Portugal para a Expo 2020 Dubai; e, Khalid Aljarman, Encarregado de Negócios da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Portugal.

Durante a apresentação, Chakall afirmou: “Ser português é mais que um passaporte ou cartão de cidadão, é um sentimento. E eu sinto-me português. Vibro e emociono me quando ouço o hino nacional ou fado. Nada melhor que homenagear o país que me acolheu de braços abertos e do qual me sinto parte integrante através do que gosto de fazer: cozinhar. Portugal inteiro estará à mesa, de norte a sul e passando pelas ilhas, com os melhores produtos e as marcas que disseram ‘Presente!’ desde o primeiro momento. Para mim é uma honra poder representar desta forma o país. Aqui não se trata de ser o Chakall a representar Portugal no Dubai. Somos todos, é todo um país que estará representado e vamos todos juntos levar o nosso melhor para a Expo 2020 Dubai.”
Luís Castro Henriques, Presidente da AICEP e Comissário-geral de Portugal para a Expo 2020 Dubai destacou o discurso patriótico do Chef Chakall e acrescentaria, entre diversos aspetos da participação de Portugal na Expo 2020 Dubai, “as empresas, as marcas e as pessoas que abraçaram esta aventura de levar o melhor da portugalidade ao Dubai, e que reflete o espírito da participação de Portugal nesta exposição ‘um mundo num país’, um país que se destaca e distingue por ser um enorme viveiro de talento e que aposta na diversidade.”
Eurico Brilhante, Secretário de Estado da Internacionalização sublinhou que “a cultura une, junta as pessoas. Mais que um tema único, Portugal leva a imagem de um país aberto e mostra a força da sua diversidade. Nesse sentido, o Chef Chakall é um reflexo dessa diversidade, num mundo cada vez mais radical e polarizado. Temos chefs portugueses espalhados por todo o mundo. Produtos, marcas, pessoas que levam o ‘saber fazer’ para fora de portas. Acolhemos também muito talento e pessoas que nos acrescentam. Vamos chegar ao Dubai com esta ilustração de diversidade e de um talento enorme e vamos com a esperança de durante os meses que dura a exposição mundial transmitir diversos aspetos da nossa portugalidade e que perdure para lá da Expo 2020 Dubai.”
Já Pedro Rodrigues, Executive Chairman da PLM Global (plm.pt), atualmente a viver no Dubai, destacou e agradeceu a presença de todos “neste momento tão especial para mim e para todos os envolvidos, pelo seu alcance e significado. Por tudo aquilo que representa ao permitir-me que seja corresponsável por apresentar a nossa gastronomia e os nossos vinhos aos visitantes de todo o mundo no restaurante Pavilhão de Portugal na Expo Dubai 2020. ‘Connecting minds, creating the future’: é esta a assinatura da exposição mundial que se avizinha e não poderia ser mais adequada para descrever também esta parceria tripartida representada pelo Al Lusitano, uma ideia que começou a ser desenhada em 2020. O facto de a empresa que tenho a honra de liderar, a PLM Global, já estar instalada nos Emiratos e ter assegurado a coordenação e a segurança de eventos de grande dimensão, foi um plus. Decidimos enfrentar o desafio e criar uma proposta de valor que leve o nível da gastronomia, e da arte de receber portuguesas, no seu expoente máximo.”

Localizado na área dedicada à Sustentabilidade na exposição mundial que decorrerá até março de 2022, este espaço será uma montra da gastronomia, dos vinhos e do saber estar portugueses. No seu interior, com 80m2, a arquitetura convidará também os comensais a conhecerem Portugal, sendo decorado com azulejos e calçada portuguesa, entre outras referências arquitetónicas.
O restaurante contará ainda com adicionais 140m2 de uma deslumbrante esplanada. No que respeita à gastronomia, e tendo em conta a dimensão e relevância da Expo 2020 Dubai, a opção recaiu numa lista alargada de produtos endógenos repartidos pelo território do Continente e Ilhas, demonstrando a diversidade e qualidade da nossa alimentação.

O menu proposto resulta de uma gastronomia mais tradicional que se baseia nos pratos típicos e icónicos de Portugal, primando pela utilização de produtos de excelência que revelem o verdadeiro sabor, autenticidade e carácter lusos.
Sempre respeitando os costumes gastronómicos dos Emirados Árabes Unidos, as ementas do restaurante incluirão assim desde os peixinhos da horta aos ovos com alheira (de aves), passando pelo mel, o queijo de cabra, o bacalhau, o polvo, o arroz de marisco, o azeite, as conservas, o famoso pastel de nata ou os ovos moles: Um país inteiro mostrado à mesa.
Quanto aos vinhos, a carta apresentada incluirá mais de 200 referências, representativas do que melhor se produz nas diferentes regiões.