chef Gastronomia projeto

Chef Chakall leva gastronomia portuguesa à Expo 2020 Dubai

Restaurante do Pavilhão de Portugal na exposição mundial reunirá o melhor da gastronomia e dos vinhos nacionais, fruto de uma parceria entre o Chef Chakall e o empresário Pedro Rodrigues.

Al-Lusitano foi o nome escolhido para a marca do projeto de restauração que reúne o Chef Chakall e o empresário e Executive Chairman da PLM Global (plm.pt), Pedro Rodrigues.

O projeto terá a sua primeira materialização com a inauguração, a 1 de outubro, do restaurante do pavilhão de Portugal na Expo 2020 Dubai.

Luís Castro Henriques, chef Chakall, Khalid Aljarman e Pedro Rodrigues
Luís Castro Henriques, chef Chakall, Khalid Aljarman e Pedro Rodrigues

Apresentado em Lisboa, contou com a presença de diversos parceiros, marcas e personalidades, entre as quais Eurico Brilhante, Secretário de Estado da Internacionalização; Luís Castro Henriques, Presidente da AICEP e Comissário-geral de Portugal para a Expo 2020 Dubai; e, Khalid Aljarman, Encarregado de Negócios da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Portugal.

Chef Chakall
Chef Chakall

Durante a apresentação, Chakall afirmou: “Ser português é mais que um passaporte  ou cartão de cidadão, é um sentimento. E eu sinto-me português. Vibro e emociono me quando ouço o hino nacional ou fado. Nada melhor que homenagear o país que me acolheu de braços abertos e do qual me  sinto parte integrante através do que gosto de fazer: cozinhar. Portugal inteiro estará à  mesa, de norte a sul e passando pelas ilhas, com os melhores produtos e as marcas  que disseram ‘Presente!’ desde o primeiro momento. Para mim é uma honra poder  representar desta forma o país. Aqui não se trata de ser o Chakall a representar  Portugal no Dubai. Somos todos, é todo um país que estará representado e vamos  todos juntos levar o nosso melhor para a Expo 2020 Dubai.” 

Luís Castro Henriques, Presidente da AICEP e Comissário-geral de Portugal para a  Expo 2020 Dubai destacou o discurso patriótico do Chef Chakall e acrescentaria, entre  diversos aspetos da participação de Portugal na Expo 2020 Dubai, “as empresas, as  marcas e as pessoas que abraçaram esta aventura de levar o melhor da portugalidade  ao Dubai, e que reflete o espírito da participação de Portugal nesta exposição ‘um  mundo num país’, um país que se destaca e distingue por ser um enorme viveiro de  talento e que aposta na diversidade.”

Eurico Brilhante, Secretário de Estado da Internacionalização sublinhou que “a  cultura une, junta as pessoas. Mais que um tema único, Portugal leva a imagem de um  país aberto e mostra a força da sua diversidade. Nesse sentido, o Chef Chakall é um  reflexo dessa diversidade, num mundo cada vez mais radical e polarizado. Temos  chefs portugueses espalhados por todo o mundo. Produtos, marcas, pessoas que  levam o ‘saber fazer’ para fora de portas. Acolhemos também muito talento e pessoas  que nos acrescentam. Vamos chegar ao Dubai com esta ilustração de diversidade e  de um talento enorme e vamos com a esperança de durante os meses que dura a  exposição mundial transmitir diversos aspetos da nossa portugalidade e que perdure  para lá da Expo 2020 Dubai.” 

Pedro Rodrigues, Executive Chairman da PLM Global (plm.pt), atualmente a viver  no Dubai, destacou e agradeceu a presença de todos “neste momento tão especial  para mim e para todos os envolvidos, pelo seu alcance e significado. Por tudo aquilo  que representa ao permitir-me que seja corresponsável por apresentar a nossa  gastronomia e os nossos vinhos aos visitantes de todo o mundo no restaurante  Pavilhão de Portugal na Expo Dubai 2020. ‘Connecting minds, creating the future’: é  esta a assinatura da exposição mundial que se avizinha e não poderia ser mais  adequada para descrever também esta parceria tripartida representada pelo Al Lusitano, uma ideia que começou a ser desenhada em 2020. O facto de a empresa que tenho a honra de liderar, a PLM Global, já estar instalada  nos Emiratos e ter assegurado a coordenação e a segurança de eventos de grande  dimensão, foi um plus. Decidimos enfrentar o desafio e criar uma proposta de valor  que leve o nível da gastronomia, e da arte de receber portuguesas, no seu expoente  máximo.”

Gastronomia portuguesa terá um espaço dedicado na Expo 2020 Dubai
Gastronomia portuguesa terá um espaço dedicado na Expo 2020 Dubai

Localizado na área dedicada à Sustentabilidade na exposição mundial que decorrerá até março de 2022, este espaço será uma montra da gastronomia, dos vinhos e do saber estar portugueses. No seu interior, com 80m2, a arquitetura convidará também os comensais a conhecerem Portugal, sendo decorado com azulejos e calçada portuguesa, entre outras referências arquitetónicas.

O restaurante contará ainda com adicionais 140m2 de uma deslumbrante esplanada. No que respeita à gastronomia, e tendo em conta a dimensão e relevância da Expo 2020 Dubai, a opção recaiu numa lista alargada de produtos endógenos repartidos pelo território do Continente e Ilhas, demonstrando a diversidade e qualidade da nossa alimentação.

Apresentação projeto de restauração Al-Lusitano
Apresentação projeto de restauração Al-Lusitano

O menu proposto resulta de uma gastronomia mais tradicional que se baseia nos pratos típicos e icónicos de Portugal, primando pela utilização de produtos de excelência que revelem o verdadeiro sabor, autenticidade e carácter lusos.

Sempre respeitando os costumes gastronómicos dos Emirados Árabes Unidos, as ementas do restaurante incluirão assim desde os peixinhos da horta aos ovos com alheira (de aves), passando pelo mel, o queijo de cabra, o bacalhau, o polvo, o arroz de marisco, o azeite, as conservas, o famoso pastel de nata ou os ovos moles: Um país inteiro mostrado à mesa.

Quanto aos vinhos, a carta apresentada incluirá mais de 200 referências, representativas do que melhor se produz nas diferentes regiões.